Revolução burguesa e educação: uma relação necessária

Autores

  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiutí do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3684

Palavras-chave:

Democracia, Formação política, Educação

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar aspectos da implementação dos sistemas de ensino para esclarecer, basicamente, os conceitos de democracia e educação. Pretende-se salientar detalhes da revolução burguesa e como, para as classes populares, a relação entre formação política e formação cultural é fundamental para a experiência de uma democracia concreta. A luta de classes assume uma dimensão cultural na medida em que a hegemonia constitui-se como dominação e direção intelectual e moral. Essa leitura baseia-se no pensamento de Gramsci, que mostra como a educação laica e gratuita é um dos princípios básicos das democracias modernas.

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Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiutí do Paraná

Anita Helena Schlesener possui doutorado em História e é professora (aposentada) de Filosofia Política e Estética da UFPR. Atualmente é Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UTP. Publicações recentes: A escola de Leonardo: política e educação nos escritos de Gramsci (Brasília: Líber Livro, 2009); Percepção e Conhecimento na aprendizagem infantil a partir de escrito de Benjamin (Educação e Filosofia, v. 24, p. 387-408, 2010); Intelectuais e política: observações acerca do transformismo nos escritos de Antonio Gramsci (Outubro [São Paulo], v. 18, p. 199-220, 2009).

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Publicado

26.07.2011

Como Citar

Schlesener, A. H. (2011). Revolução burguesa e educação: uma relação necessária. Linhas Crí­ticas, 17(32), 97–112. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3684

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