Educação e esperança na formação docente: diálogos entre a Pedagogia e a Teologia

Autores

  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3678

Palavras-chave:

Educação, Esperança, Formação docente

Resumo

Educação e profissão docente se encontram em crise neste início do século XXI. Da educação, a humanidade espera a redenção de todos os males. Consequentemente, da profissão docente se espera a solução de todos os problemas que envolvem a complexa tarefa de educar as novas gerações, que nascem e crescem em situações e realidades marcadas, de um lado, por uma competição voraz, e, de outro, por uma vaziez de sentido. Diante disso, o presente texto destaca a importância da interdisciplinaridade entre a pedagogia e outras ciências, estabelecendo um diálogo daquela com a teologia, e apresentando uma reflexão sobre a dimensão da esperança para a formação docente, à qual o encontro de pedagogia e teologia pode fornecer subsídios para uma ressignificação de sentidos.

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Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Alvori Ahlert possui estudos de pós-doutorado em Educação, doutorado em Teologia (área: Religião e Educação) e mestrado em Educação nas Ciências. É professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Membro do GEPEFE e do Grupo de Pesquisa “Cultura, Fronteia e Desenvolvimento Regional” da UNIOESTE. Participa também do HISULA - Grupo de Investigação “História da Universidade Latinoamericana”, Tunja, Colombia.

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Publicado

26.07.2011

Como Citar

Ahlert, A. (2011). Educação e esperança na formação docente: diálogos entre a Pedagogia e a Teologia. Linhas Crí­ticas, 17(32), 61–76. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3678

Edição

Seção

Dossiê: Docência, Formação e Gestão

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