Representações sociais de leitura
práticas docentes e formação de crianças leitoras
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31903Palavras-chave:
Representações de leitura, Práticas Docentes, Literatura InfantilResumo
O artigo tem por objetivo analisar representações sociais e práticas docentes produzidas no processo de escolarização da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com participação de 94 professoras que, no processo de coleta de dados, se posicionaram por respostas a questões abertas de um questionário aplicado no formato impresso. A análise dos discursos docentes permitiu constatar que as três dimensões das representações sociais - as atitudes, a informação e a imagem - ancoram-se no prazer de ler e na funcionalidade das práticas de leitura desenvolvidas.
Downloads
Referências
Alves-Mazzotti, A. J. (2000). Representações Sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. Em V. M. Candau (Ed.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. DP&A.
Barthes, R. (1989). Aula: Aula inaugural da cadeira de Semiologia Literária do Colégio de França (tradução de L. Perrone-Moisés). Editora Cultrix.
Batista, A. A. G. (1998). Os(as) professores(as) são “não-leitores”?. Em M. Marinho, & C. S. R. Silva (Eds.), Leituras do professor (pp. 23-60). Mercado das Letras.
Bauer, M. (1995). A popularização da ciência como imunização cultural: a função da resistência das Representações Sociais. Em P. Guareschi, & S. Jovchelovitch (Eds.).Textos em Representações Sociais (5ª ed., pp. 191-225). Vozes.
Cosson, R. (2019). Circulos de leitura e letramento literário. Contexto.
Guareschi, P. (1995). “Sem dinheiro não há salvação”: ancorando e o bem e o mal entre os neopentecostais. Em P. Guareschi, & S. Jovchelovitch (Eds.). Textos em Representações Sociais (5ª ed., pp. 191-225). Vozes.
Jovchelovitch, S. (1995). Vivendo a vida como os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. Em P. Guareschi, & S. Jovchelovitch (Eds.). Textos em Representações Sociais (5ª ed., pp. 63-85). Vozes.
Lajolo, M., & Zilberman, R. (1984). Literatura infantil brasileira: história & histórias. Ática.
Maciel, F. I. P. (2010). Introdução - Educação, leitura e literatura: diálogos possíveis, Em A. Paiva, F. Maciel, & R. Cosson. (coord.), Literatura: ensino fundamental (v. 20, pp. 9 -22). MEC/SEB. http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/2011_literatura_infantil_capa.pdf
Moscovici, S. (1978). A representação social da psicanálise (tradução de A. Cabral). Zahar.
Nóvoa, A. (1992). Formação de professores e profissão docente. Repositório da Universidade de Lisboa.Comunidades & Colecções.Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE). https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758
Paiva, A. (1999). Estatuto literário e escola. Em A. A. Martins, H. M. B. Brandão, & M. Z. V. Machado (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Autêntica.
Silva, M. C. da, & Martins, M. R. (2010). Experiências de leitura no contexto escolar. Em A. Paiva, F. Maciel, & R. Cosson. (coord.), Literatura: ensino fundamental (v. 20, pp. 23-40). MEC/SEB. http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/2011_literatura_infantil_capa.pdf
Soares, M. (1999). A escolarização da literatura infantil e juvenil. Em A. A. Martins, H. M. B. Brandão, & M. Z. V. Machado (Orgs.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil (pp. 17-48). Autêntica.
Spink, M. J. (1995). Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das Representações Sociais. Em P. Guareschi, & S. Jovchelovich (Eds.). Textos em Representações Sociais (5ª ed., pp. 117-145). Vozes.
Strauss, A., & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada (2ª ed.). Artmed/Bokman.
Tardif, M.(2002). Saberes docentes e formação profissional. Vozes.
Vidal, D. G. (2001). O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932 -1937). Editora da Universidade São Francisco.
Zilberman, R. (1991). A leitura e o ensino da literatura (2ª ed.). Contexto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geisa Magela Veloso, Aparecida Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.