Considerações sobre a formação do professor elaboradas a partir do processo de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3175Palavras-chave:
Informática educativa;, Software educativo;, Formação de professoresResumo
O texto aborda questões relativas à formação do professor para o uso pedagogicamente significativo do software educativo e de dispositivos e estratégias de informática educativa. Em sua redação, foram considerados um trabalho já concluído de desenvolvimento de um software educativo para educação fundamental intitulado "O Dado de Contos" e dois trabalhos de observação de professores, sendo um em situação de manuseio do referido software e outro em situação de gestão de relações educativas mediadas pelo computador. Os professores que forneceram os dados para a investigação foram observados por meio de abordagens diretas, em situação de sala de aula em que eles eram nossos alunos e em que eles eram regentes de classe. As conclusões do texto apontam para possibilidades de superação do descompasso gerado quando professores sem preparação específica aventuram-se no emprego do software como meio didático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.