Uma abordagem histórico-crítica de ciência e tecnologia como estratégica para a alfabetização cientifica e tecnológica

Autores

  • Gilberto Lacerda Santos
  • Rita Carolina Vereza Bruzzi

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v3i3-4.2653

Resumo

Resumo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Lacerda Santos

Gilberto Lacerda Santos é Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações pedagógicas das novas tecnologias de informação, comunicação e expressão. Realizou estudos de Pós-doutorado em educação e tecnologias na Espanha, em 1998, e no Canada, em 2003. É Doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico pela Universidade de Brasília (2001); Ph.D. em Educação pela Universidade Laval (Canadá, 1995); Mestre em Tecnologias na Educação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela Universidade Laval (Canadá, 1991). É líder do Grupo de Pesquisas Ábaco sobre o uso do computador na educação. É consultor em inovações educativas em organizações públicas e privadas. Coordena o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília. Publicou 33 artigos completos em periódicos, 23 livros e capítulos de livros e 59 trabalhos completos em anais de congressos nacionais e internacionais. Atua como engenheiro de softwares e sistemas educativos e na qualificação de professores para o ensino fundamental. Recebeu 10 prêmios no Brasil e no exterior, dentre os quais o Prêmio Jovem Cientista 2001, concedido pelo CNPq, Fundação Roberto Marinho e Gerdau e outorgado pelo Presidente da República. Orientou mais de uma centena de trabalhos acadêmicos (dissertações de mestrado, monografias de especialização, pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos de graduação). Orienta atualmente 2 teses de doutorado e 4 dissertações de mestrado. Os termos mais freqüentes na contextualização de sua produção científica são inovação científica e tecnológica, informática na educação, educação a distância, formação de professores, sociedade da informação, inovações educativas, engenharia de softwares e ciência, tecnologia e juventude.

Rita Carolina Vereza Bruzzi

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de Brasília (1979), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1983) e doutorado em Currículo e Ensino pela Universidade Estadual da Pensilvânia (1995). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, ensino/didática.

Downloads

Publicado

31.12.1997

Como Citar

Santos, G. L., & Bruzzi, R. C. V. (1997). Uma abordagem histórico-crítica de ciência e tecnologia como estratégica para a alfabetização cientifica e tecnológica. Linhas Crí­ticas, 3(3-4), 131–148. https://doi.org/10.26512/lc.v3i3-4.2653