Educação de jovens e adultos, aprendizagem e criatividade

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29207

Palavras-chave:

Aprendizagem, Constituição da subjetividade, Criatividade, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a criatividade é produzida e expressada nas produções subjetivas de um aluno da educação de jovens e adultos nos processos de aprendizagem. Procuramos compreender a educação de jovens e adultos nas suas idiossincrasias pedagógicas e culturais a partir da Teoria da Subjetividade de González Rey. Como metodologia, utilizamos a Metodologia Construtivo-Interpretativa. O caso discutido evidencia a importância da criatividade e da imaginação como funções de desenvolvimento subjetivo, relacionadas ao desenvolvimento de sentidos subjetivos de individualização e visão de futuro, em relação aos processos de aprendizagem em diferentes espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Kessler de Azambuja, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), faz parte do grupo de pesquisa Formação Docente, Inclusão e Processos de Aprendizagem/CNPq (FIPA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI). E-mail: isabella.k.azambuja@gmail.com

Marlene Rozek, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) na PUCRS. E-mail: marlene.rozek@pucrs.br

Referências

Almeida, P. de. (2015). A aprendizagem criativa em contextos não formais: caracterização e processos subjetivos constitutivos. [Tese de doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da Unb. https://repositorio.unb.br/handle/10482/18629

Arroyo, M. G. (2018). Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. Em L. Soares, M. A. G. Giovanetti, & N. L. Gomes, (orgs.), Diálogos na Educação de jovens e adultos (pp. 19-50). Autêntica.

Azambuja, I. K. de. (2019). Criatividade e aprendizagem na educação de jovens e adultos: discussões a partir da teoria dasubjetividade. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional PUCRS. http://hdl.handle.net/10923/15275

Donadon, D. G. (2020). Afetividade e subjetividade: a construção de sentidos na educação de jovens e adultos. [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositorio da Producao Científica e Intelectual da Unicamp. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343512

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Freire, P., & Betto, F. (2000). Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho (11a ed.). Ática.

González Rey, F. L. (2010). Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Cengage Learning

González Rey, F. L. (2013). Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. Pioneira Thomson Learning.

González Rey, F. L., Goulart, D. M., & dos Santos Bezerra, M. (2016). Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia. Educação, 39(Esp), s54-s65. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379

González Rey, F., & Goulart, D. M. (2019).Teoria da Subjetividade e educação: entrevista com Fernando González Rey. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 3(1), 13-33. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50573

González Rey, F., & Mitjáns Martínez, A. (2016). Una epistemología para el estudio de la subjetividad: Sus implicaciones metodológicas. Psicoperspectivas, 15(1), 5-16. http://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol15-Issue1-fulltext-667

Goulart, D. M. (2017). Educação, saúde mental e desenvolvimento subjetivo: da patologização da vida à ética do sujeito. [Tese de doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da Unb. https://repositorio.unb.br/handle/10482/24008

Goulart, D. M., & González Rey, F. (2016). Cultura, educación y salud: una propuesta de articulación teórica desde la perspectiva de la subjetividad. Revista de Epistemología, Psicología y Ciencias Sociales, 1, 17-32. https://www.fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/Saude_e_Subjetividad/Artigo_Daniel_FGR_2016.pdf

hooks, B. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Martins Fontes.

Mitjáns Martínez, A. (1997). Criatividade, personalidade e educação. Papirus.

Mitjáns Martínez, A. (2002). A criatividade na escola: três direções de trabalho. Linhas Críticas, 8(15), 189-206. https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3057

Mitjáns Martínez, A., & González Rey, F. L. (2017). Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. Cortez.

Oliveira, A. M. do C. de. (2019). Processos de desenvolvimento da subjetividade: alternativas teóricas na compreensão das dificuldades de aprendizagem. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 180-204. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50596

Oliveira, M. K. (1999). Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Anais da 22ª Reunião anual da ANPEd, Caxambu, Minas Gerais, Brasil. http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE12/RBDE12_06_MARTA_KOHL_DE_OLIVEIRA.pdf

Tunes, E., Tacca, M. C. V. R., & Martínez, A. M. (2006). Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo. Linhas criticas, 12(22), 109-130. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3285

Vygotsky, L. S. (2008). Pensamento e linguagem. Martins Fontes.

Downloads

Publicado

05.10.2020

Como Citar

Kessler de Azambuja, I., & Rozek, M. (2020). Educação de jovens e adultos, aprendizagem e criatividade: um estudo de caso. Linhas Crí­ticas, 26, e29207. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29207

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.