O sentido da formação e da gestão na universidade pública

Autores

  • Ged Guimarães Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4384

Palavras-chave:

Universidade, Formação, Gestão

Resumo

Este artigo situa-se no campo da filosofia da educação. Afirmamos que a formação em nossas universidades tem se reduzido, quase tão somente, à profissionalização dos indivíduos para um suposto e promissor mercado das profissões, quase calando a universidade instituinte. A gestão eficiente tem sido aquela que é capaz de otimizar tempo e recursos e ter em seu planejamento estratégico a capacidade de extrair o melhor dos indivíduos para bem servir a ordem instituída socialmente. A dúvida, a inquietação, necessárias para se formar um homem autônomo, estão quase silenciadas das práticas formativas dos docentes e dos gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ged Guimarães, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-Doutor pelo IE/UMINHO, Braga (Portugal). É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Antônio de Castro Caeiro. São Paulo: Atlas, 2009.

BERTALANFFY, Ludwing von. Teoria geral dos sistemas: Fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Trad. de Francisco M. Guimarães. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRASIL/Presidência da República. Diretrizes gerais do Decreto n. 6.096. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf> Acesso em: 06 abr. de 2011.

CHAUÃ, Marilena. Aprender, ensinar, fazer filosofia. Caderno do ICHL. Goiânia, v. 2, n. 1, jan./jun. 1982.

CODO. Wanderley. (Coord.). Educação: Carmo e Trabalho. São Paulo: Vozes: CNTE e UnB, 1999.

GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social. Trad. de Ivo Storniolo. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2007.

GUIMARÃES, Ged. Educação e qualidade: o que há de novo? Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 5. nº 15, 1995.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. Trad. de Adail Ubirajara sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1992.

JAPPE, Anselm. As aventuras da mercadoria: para uma nova crítica do valor. Trad. de José Miranda Justo. Lisboa: Antígona, 2006.

KURZ, Robert. O colapso da modernização. Trad. de Karen Elsabe Barbosa. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

LIMA, Kátia. REUNI e o Banco de professor equivalente: novas ofensivas da contra-reforma da educação superior brasileira no governo Lula da Silva. Universidade e Sociedade, DF, ano XVII, n. 41, janeiro de 2008.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Trad. de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. Trad. de Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MARX, Karl. O capital. Trad. de Régis Barbosa e Flávio R. Koth. São Paulo: Abril Cultural, 1984. V. I, Tomo I, cap. XIII. (Maquinaria e grande indústria).MAUÉS, Olgaíses. O produtivismo acadêmico e o trabalho docente. Universidade e Sociedade, DF, ano XVII, n. 41, janeiro de 2008.

PLATÃO. A república. Trad. de Carlos Alberto Nunes, 3ª. ed. Belém: EDUFPA, 2000.

PLATÃO. Diálogos: Protágoras ”“ Górgias ”“ Fedão. Trad. de Carlos Alberto Nunes Belém: EDUFPA, 2002.

TEIXEIRA, Anísio. Notas para a História da Educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 37, n. 85, jan/mar. 1962.

TONEGUTTI, Cláudio Antônio e MARTINEZ, Milena. O REUNI e a precarização nas IFES. Universidade e Sociedade, DF, ano XVII, n. 41, janeiro de 2008.

TUCÃDIDES, História da Guerra do Peloponeso. Trad. de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora da UnB, 1987.

Downloads

Publicado

23.12.2014

Como Citar

Guimarães, G. (2014). O sentido da formação e da gestão na universidade pública. Linhas Crí­ticas, 20(43), 549–562. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4384

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.