Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2761Palavras-chave:
Interatividade;, Processos Midiáticos;, Aprendizagem;, RecepçãoResumo
A partir da proposição dos conceitos de inclusividade e penetrabilidade como características básicas dos meios de comunicação da reprodutibilidade técnica; e de uma perspectiva do que sejam suas linguagens; o autor desenvolve uma reflexão a respeito das tentativas de utilizar meios e linguagens no processo educacional (aprendizagem e sistemas disponibilizadores), observando os problemas diferenciados que se apresentam à organização do ensino em situações presenciais e em situações mediatizadas ("à distância"). Chega então à questão da interatividade. Depois de discutir as tentativas "tradicionais" (anos 70) e as tentativas simplistas e "mecânicas" da atualidade, observa formas de interatividade já existentes, de largo curso, entre usuários e produtos de comunicação. Enfatiza finalmente o interesse em aprofundar o conhecimento sobre estas interações e em aplicá-lo ao trabalho de comunicação educacional.
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