Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos

Autores

  • Maria Carmen Villela Rosa Tacca

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2755

Palavras-chave:

Fracasso e sucesso escolar;, Relação professor-aluno;, Percepção e representação do aluno;, Preconceitos;, Estereótipos, Sistema de crenças do professor

Resumo

O artigo trata do tema fracasso e sucesso escolar, a partir das percepções e representações que os professores têm de seus alunos das séries iniciais ou da fase de alfabetização. Essas percepções são enfocadas como um "sistema de crenças" construído pelo professor, no seu contexto sócia' e cultural, que atua condicionando as escolhas pedagógicas, expectativas e relacionamento com seus alunos e, conseqüentemente, as possibilidades ou não de sucesso na aprendizagem escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.12.1999

Como Citar

Tacca, M. C. V. R. (1999). Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos. Linhas Crí­ticas, 5(9), 85–102. https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2755

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.