Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23778Palavras-chave:
Accountability, Currículo, Aprendizagem, Agência, CompetênciaResumo
Na discussão atual sobre processos de mudança e inovação, a nível curricular e pedagógico, há referências constantes a "palavras-chave“ por exemplo, qualidade, eficácia e eficiência - que definem não só práticas escolares, bem como políticas transnacionais e supranacionais de partilha de conhecimento, com efeitos no modo como a avaliação das aprendizagens é concetualizada e realizada. Depois de uma discussão sobre políticas de accountability, que conduzem a práticas de performatividade nas escolas, ritual que é suportado cada vez mais pelos organismos transnacionais, por exemplo, através do conceito personalização da aprendizagem e da abordagem por competências globais, analisamos a avaliação das aprendizagens, nos ensinos básico e secundário, em Portugal, cujas práticas “deveriam ser” inovadoras em função do perfil de competências do aluno e das aprendizagens essenciais.
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