Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23778

Palavras-chave:

Accountability, Currículo, Aprendizagem, Agência, Competência

Resumo

Na discussão atual sobre processos de mudança e inovação, a nível curricular e pedagógico, há referências constantes a "palavras-chave“ por exemplo, qualidade, eficácia e eficiência - que definem não só práticas escolares, bem como políticas transnacionais e supranacionais de partilha de conhecimento, com efeitos no modo como a avaliação das aprendizagens é concetualizada e realizada. Depois de uma discussão sobre políticas de accountability, que conduzem a práticas de performatividade nas escolas, ritual que é suportado cada vez mais pelos organismos transnacionais, por exemplo, através do conceito personalização da aprendizagem e da abordagem por competências globais, analisamos a avaliação das aprendizagens, nos ensinos básico e secundário, em Portugal, cujas práticas “deveriam ser” inovadoras em função do perfil de competências do aluno e das aprendizagens essenciais.

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Biografia do Autor

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Estudos Curricular e Tecnologia Educativa). Email: jpacheco@ie.uminho.pt

Ila Beatriz Maia, Universidade do Minho

Estudante de pós-graduação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Email: ib.maia@hotmail.com

 

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Publicado

10.07.2019

Como Citar

Pacheco, J. A., & Maia, I. B. (2019). Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability. Linhas Crí­ticas, 25, e23778. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23778

Edição

Seção

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem