A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico

Autores/as

  • Dilys Karen Rees Universidade Federal de Goiás ”“ UFG
  • Flávia Iolanda Simas Kumar Universidade Federal de Goiás ”“ UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.615

Palabras clave:

Temas Polêmicos;, Etnografia;, Domínios Culturais;, Aula de Língua Inglesa

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dilys Karen Rees, Universidade Federal de Goiás ”“ UFG

Professora Doutora da Universidade Federal de Goiás - UFG

Flávia Iolanda Simas Kumar, Universidade Federal de Goiás ”“ UFG

Mestre em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Citas

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas: São Paulo: Papirus Editora, 2005.

CAMERON, Deborah. Globalization and the teaching of ‘communication skills’. In: BLOCK, David; CAMERON, Deborah. Globalization and language teaching. London: Routledge, 2002, p. 67-82.

ERICKSON, Frederick. What makes school ethnography ‘ethnographic’? Anthropology and education quarterly, v. 15, p. 51-66, 1984.

______. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, Merlin C. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 1986, p. 119-161.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

MACANDREW, Richard; MARTÃNEZ, Ron. Taboos and issues. Boston: Thomson/Heinle, 2002.

OXFORD DICTIONARY. Oxford: Oxford University Press, 1998.

REES, Dilys K. O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa. 2003. Tese (Doutorado) ”“ Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

ROCHA, Eduardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SPRADLEY, James Participant observation. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers, 1980.

WATSON-GEGEO, Karen A. Ethnography in ESL: defining the essentials. Tesol Quarterly, v. 22, n. 4, p. 575-592, Dec. 1988.

YIN, Robert K. Case study research: design and methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2003.

Publicado

2011-09-13

Cómo citar

Rees, D. K., & Kumar, F. I. S. (2011). A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 19–34. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.615

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.