DICIONÁRIOS MONOLÍNGUES PARA APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUNS ELEMENTOS PARA O PROFESSOR

Autores

  • Paula Ávila Nunes Universidade Federal do Rio Grande Sul
  • Maria José Bocorny Finatto Universidade Federal do Rio Grande Sul

Palavras-chave:

dicionários para aprendizes, metalexicografia, ensino de língua estrangeira

Resumo

A massiva quantidade de dicionários disponíveis no mercado demanda dos professores de língua estrangeira um conhecimento metalexicográfico para que possam selecionar as obras a serem utilizadas de acordo com os seus objetivos específicos e tipos de público diferentes. Em meio a tal cenário, este artigo visa a refletir sobre como o docente pode avaliar as obras lexicográficas de que dispõe. Guiado pela indagação sobre o que aprendizes de línguas estrangeiras procuram em dicionários monolíngues da língua-alvo, o trabalho descreve quatro obras, o American Heritage Dictionary, o Longman Dictionary of Contemporary English, o Longman Lexicon of Contemporary English e o Macmillan English Dictionary for Advanced Learners of American English. Cada uma é entendida como representante de um tipo, e seu exame visa demonstrar o que cada dicionário possui de singular e o que pode proporcionar ao ensino do idioma inglês como língua estrangeira. Conclui-se, após o cotejo das obras, que um reconhecimento de cada tipo de dicionário e de suas potencialidades é fundamental para que o professor identifique o material lexicográfico que melhor pode suprir as demandas de seus usuários. Além disso, destaca-se que um tal reconhecimento também pode ser aproveitado para atividades diretas de ensino, com manuseio das obras pelos estudantes em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Como Citar

Nunes, P. Ávila, & Finatto, M. J. B. (2007). DICIONÁRIOS MONOLÍNGUES PARA APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUNS ELEMENTOS PARA O PROFESSOR. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 6(2), 33–54. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27365