DICIONÁRIOS MONOLÍNGUES PARA APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUNS ELEMENTOS PARA O PROFESSOR
Palavras-chave:
dicionários para aprendizes, metalexicografia, ensino de língua estrangeiraResumo
A massiva quantidade de dicionários disponíveis no mercado demanda dos professores de língua estrangeira um conhecimento metalexicográfico para que possam selecionar as obras a serem utilizadas de acordo com os seus objetivos específicos e tipos de público diferentes. Em meio a tal cenário, este artigo visa a refletir sobre como o docente pode avaliar as obras lexicográficas de que dispõe. Guiado pela indagação sobre o que aprendizes de línguas estrangeiras procuram em dicionários monolíngues da língua-alvo, o trabalho descreve quatro obras, o American Heritage Dictionary, o Longman Dictionary of Contemporary English, o Longman Lexicon of Contemporary English e o Macmillan English Dictionary for Advanced Learners of American English. Cada uma é entendida como representante de um tipo, e seu exame visa demonstrar o que cada dicionário possui de singular e o que pode proporcionar ao ensino do idioma inglês como língua estrangeira. Conclui-se, após o cotejo das obras, que um reconhecimento de cada tipo de dicionário e de suas potencialidades é fundamental para que o professor identifique o material lexicográfico que melhor pode suprir as demandas de seus usuários. Além disso, destaca-se que um tal reconhecimento também pode ser aproveitado para atividades diretas de ensino, com manuseio das obras pelos estudantes em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.