A Educação Intercultural e o Português como Língua de Acolhimento: proposta para o contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54818Palabras clave:
Interculturalidade, Competência Comunicativa Intercultural, Português como Língua de Acolhimento, PLAcResumen
Neste artigo, discutimos a correlação entre as características do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e a educação intercultural, com foco nas necessidades específicas dos migrantes. O objetivo é destacar a importância do interculturalismo como uma abordagem que promove e reconhece a cultura como elemento essencial ao ensino, bem como a adoção dos parâmetros da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) pelo PLAc. A metodologia empregada baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de PLAc e interculturalidade no Brasil. Fundamentamos nossa discussão nas competências interculturais definidas por Byram, Gribkova e Starkey (2002), Candau (2014) e Mendes (2018), estabelecendo uma conexão com as características e necessidades específicas do PLAc, conforme discutido por Grosso (2010), Anunciação, Camargo e Lopez (2021) e Fiorelli (2022). Concluímos ressaltando a importância fundamental da presença cultural no ensino de PLAc, visando à inclusão do migrante na sociedade por meio de uma perspectiva cultural promovida pelo professor. A partir dessas considerações, sugerimos a implementação de competências interculturais no ensino de PLAc, conscientes da capacidade de influenciar positivamente a educação brasileira, capacitando os alunos não apenas linguisticamente, como tambémocialmente, preparando-os para serem cidadãos globalmente conscientes e críticos.
Descargas
Citas
AMADO, R. S. Português como Segunda Língua para comunidades de trabalhadores transplantados. Revista SIPLE, n. 2, p. 0-0, 2011.
AMADO, R. S. O ensino de Português como Língua de Acolhimento para refugiados. Revista SIPLE, v. 4, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272394920_O_ensino_de_portugues_como_lingua_de_acolhimento_para_refugiados. Acesso em: 12 abr. 2024.
ANSELMI MATANGRANO, B. O Ensino do Português como Língua de Acolhimento em contexto pluriétnico: desafios e propostas. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 58, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/44794. Acesso em: 12 abr. 2024.
ANUNCIAÇÃO, R.; CAMARGO H.; LOPEZ, A. P. A. Pressupostos teórico metodológicos de um material didático decolonial, multilíngue e multinível para o ensino de Português como Língua de Acolhimento no Brasil. In: BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A (Org.). Português como língua adicional em uma perspectiva indisciplinar. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. p. 211-229.
BYRAM, M.; GRIBKOVA, B.; STARKEY, H. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers. Council of Europe, Language Policy Division, Strasbourg, 2002. Disponível em: https://rm.coe.int/16802fc1c3. Acesso em: 18 abr. 2024.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Brasília, 1998. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental. Acesso em: 15 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio. Acesso em: 15 abr. 2024.
CANDAU, V. M. Construindo práticas escolares interculturais e formação docente. In: XVII ENDIPE, Fortaleza, 2014. ANAIS. Fortaleza, EdUECE, v. 4, p. 1-10, 2014.
CHILANTE, I. S. P.; SILVA, J. F. S. Ensino e Aprendizagem de Português como língua de Acolhimento (PLAc): subsídios para práticas docentes direcionadas. Muiraquitã, Rio Branco, v.7, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.ufac.br/index.php/mui/article/view/2904/2040. Acesso em 15 mar. 2024.
FIORELLI, C. M. Convergências e especificidades na relação entre o ensino de Português Língua de Acolhimento e línguas para fins específicos. 2022. 200 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras – Unesp, Araraquara, SP, 2022.
GROSSO, M. J. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 9, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/886/771. Acesso em: 30 mar. 2014.
HYMES, D. On communicative competence. Sociolinguistics/Penguin, 1972.
LOPEZ, A. P. A. A aprendizagem de português por imigrantes deslocados forçados no Brasil: uma obrigação? Revista X, Curitiba, v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/60301/36623. Acesso em: 27 abr. 2024.
LOPEZ, A. P. A; DINIZ, L. R. A. Iniciativas Jurídicas e Acadêmicas para o Acolhimento no Brasil de Deslocados Forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, v. 28, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330635043_Iniciativas_Juridicas_e_Academicas_Brasileiras_para_o_Acolhimento_de_Imigrantes_Deslocados_Forcados. Acesso em: 27 abr. 2024.
MENDES, L. T. S. Crenças de professores sobre a competência comunicativa e a perspectiva intercultural no ensino-aprendizagem de Português língua materna. 2018. 399 f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2018.
MOITA LOPES, L. P. da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: _____. (Org.). Por uma linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 85-105.
NOGUEIRA, N. A. M. As implicações de uma Linguística Aplicada e implicada como campo investigativo indisciplinar nos estudos da linguagem. Humanidades e Inovação: Linguagens, Discursos e Práticas de Ensino, Palmas, v. 10, n. 11, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/hu manidadeseinovacao/article/view/8812. Acesso em: 18 abr. 2024.
RUANO, B. P.; CURSINO, C. Multiletramentos e o second space no ensino aprendizagem de PLAc: da teoria à prática. In: _____. (Org.). Língua de Acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico, 2019. p. 41-62. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/18304/2/Lingua_de_Acolhimento_Experiencias_no_Brasil_e_no_Mundo.pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.
SÃO BERNARDO, M. A. de; BARBOSA, L. M. A. Ensino de português como língua de acolhimento: experiência em um curso de português para imigrantes e refugiados(as) no Brasil. Fólio-Revista de Letras, Vitória da Conquista-BA, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4045. Acesso em: 04 jun. 2023.
SCHAEFER, R.; DE LUNA, J. M. F. Das noções de cultura à avaliação de Competência Comunicativa Intercultural. Revista de Letras Norteamentos, Sinop, v. 13, n. 32, 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7552. Acesso em: 27 abr. 2024.
SILVA, F. C.; COSTA, E. J. O ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) na linha do tempo dos estudos sobre o Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 19, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/24117. Acesso em: 10 set. 2023.
VAILATTI, T. F. Contribuições do plurilinguismo para o aprendizado do Português Brasileiro como Língua de Acolhimento em contexto migratório. Revista Eletrônica Interfaces, v. 11, n. 10, 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view /6220/4446. Acesso em: 04 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.