A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo

Autores

  • Lucia Rottava Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.908

Palavras-chave:

Referenciação;, Processamento sociocognitivo;, Português como língua estrangeira adicional

Resumo

Este texto focaliza a referenciação na produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional. A referenciação consiste na construção e na reconstrução de objetos de discurso, produto resultante da atividade cognitiva e interativa. Dentre as formas de interação, a produção escrita é um processo interativo em virtude de os sentidos serem construídos pela interação escritor∕leitor e texto em processos complexos e multifacetados que envolvem experiências e∕ou conhecimentos anteriores, além do propósito discursivo do(s) interlocutor(es). Portanto, o texto é resultado de uma ação "em construção" realizada pelo uso da linguagem. Os dados para análise são extraídos de tarefas de produção escrita realizadas como parte das aulas de português como língua estrangeira e com sujeitos de diferentes níveis de proficiência, aprendizes de português como língua estrangeira adicional. Os resultados revelam o processamento textual dos aprendizes e suas especificidades decorrentes do nível de proficiência e das exigências da natureza e temática da tarefa.

 

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Biografia do Autor

Lucia Rottava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas ”“DECLAVE ”“ do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ”“ UFRGS.

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Publicado

2011-12-08

Como Citar

Rottava, L. (2011). A produção escrita de aprendizes de português como língua estrangeira adicional: a referenciação como recurso de processamento sociocognitivo. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 9(2), 127. https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.908