Pós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras: tendências e desafios

Autores

  • Mariana Rosa Mastrella UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v9i1.813

Palavras-chave:

Pós-modernidade;, Ensino/Aprendizagem de línguas estrangeiras;, Linguística aplicada

Resumo

Muito tem sido discutido acerca das mudanças que caracterizam o tempo presente, bem como suas consequências para a forma como o processo de ensino/aprendizagem de línguas deve ser entendido. Parece consenso a necessidade de que ensinar línguas estrangeiras (LEs) se desenvolva hoje sob uma perspectiva crítica, levando em consideração que o tempo pós-moderno, a partir da caracterização de autores como Hall (2003), Giroux (1999) e Bauman (2001), dentre outros, lança questionamentos sobre o que é ciência, quem é o sujeito e também sobre os cânones que tradicionalmente trazem respostas fixas e pré-concebidas acerca do que envolve a vida social. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma discussão teórica acerca de algumas características que constituem o que se pode chamar de momento pós-moderno, a fim de focalizar desafios que se põem ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, mais especificamente em relação a três aspectos: o status das LEs, a questão das identidades e o lugar chamado sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARANTE, Maria F. S.Ideologia neoliberal no discurso da avaliação:a excelência e o avesso da excelência.. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) ”“Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zigmund. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

CANAGARAJAH, Athelstan S.Resisting linguistic imperialism in English teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999.

GIROUX, Henry. Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HALL, Stuart. Minimal Selves. In: Identity: the real me. ICA Document 6. London: Institute for Contemporary Arts, 1987.

KUMARAVADIVELU, Bala. Linguística Aplicada na era da globalização. In: MOITA LOPES, LuísP. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar.São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

LEFFA, Vilson.Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional.In: KARWOSKI, Acir M.; BONI, ValériaF. C. V. (Org.). Tendências contemporâneas no ensino de inglês.União da Vitória, PR: Kaygangue, 2006.p. 10-25.

MOITA LOPES, Luís P.Inglês no mundo contemporâneo: ampliando oportunidades sociais por meio da educação. Apresentação no Simpósio Inglês no Mundo Contemporâneo promovido pela International Research Foundation for English Language Education”“TIRF. São Paulo,2005.

NORTON, B. Identity and language learning: gender, ethnicity and educational change. Harlow, England: Pearson Education, 2000.

PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. O conceito de identidade em Linguistica: é chegada a hora para uma reconsideração radical? In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002, p. 21-46.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma Linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SANTOS, Boaventura S.Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 6 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

SILVA, Tomás T.Documentos de identidade: uma introdução à s teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SILVA, Tomás T.O adeus à s metanarrativas educacionais. In: O sujeito da Educação:estudos foucaultianos. 5 ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2002.p. 247-258.

Downloads

Publicado

2011-07-02

Como Citar

Mastrella, M. R. (2011). Pós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras: tendências e desafios. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 9(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v9i1.813

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.