O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade

Autores

  • Maria Christina da Silva Firmino Cervera Universidade Nove de Julho
  • Marina Buzzo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.687

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem;, Interacionismo sociodiscursivo;, Gênero;, Sequência didática;, Resenha crítica

Resumo

Com aportes em didática de línguas de cunho interacionista sociodiscursivo, em que o gênero é considerado instrumento, Dolz e Schneuwly (1998), o objetivo deste artigo é apresentar a análise de uma resenha crítica inicial e final realizada por um aluno universitário, no que se refere às capacidades de linguagem, a partir de uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada e inspirada em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e aplicada a universitários. Os resultados mostram que trabalhar a produção de resenhas críticas acadêmicas, com uma seqüência didática, pode ser um meio de reflexão e apropriação do gênero pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Christina da Silva Firmino Cervera, Universidade Nove de Julho

Mestre em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ”“ PUC-SP

Professora da Graduação na Universidade Nove de Julho ”“ UNINOVE

Marina Buzzo

Doutora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ”“ PUC-SP

Referências

BAKHTIN, Mikhail. (1953). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra (nova tradução a partir do russo). 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRONCKART, Jean-Paul. Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolingüísticas. Tradução de Rosalvo Pinto. Revista de Estudos da Linguagem v. 11. p. 49-69, 2003a.

______. (1997). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo, EDUC, 2003b.

______. Pourquoi et comment analyser l’agir verbal et non verbal en situation de travail? In: BRONCKART, Jean-Paul; GROUPE LAF. (Eds.). Agir et discoursem situation de travail, cahiers de la Section des Sciences de l ´Education de l ´Université de Genève, 103, Université de Genève, 2004.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

DOLZ, Joaquin; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização de Roxane Helena Rodrigues Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

DOLZ, Joaquin; SCHNEUWLY, Bernard. Pour un enseignement de lóral: initiation aux genres formels à l’école. Paris: ESF Éditeur (Didactique du Français), 1998.

MACHADO, Anna Rachel. Um instrumento de avaliação de material didático com base nas capacidades de linguagem a serem desenvolvidas no aprendizado de produção textual. Intercâmbio v. X. São Paulo: LAEL-PUC/SP, p. 137-147, 2001.

______. A formação de professores como locus de construção de conhecimentos científicos. In: Maria Cecília Camargo Magalhães. (Org.). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. (As faces da Lingüística Aplicada). Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 225-250.

______. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: José Luís Meurer; Adair Bonini; Désirée Motta-Roth. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 237-259.

______; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso v. 6, n. especial, set./dez, 2006. Disponível em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0603/09.htm>. Acesso em: 23 jan. 2007.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lílian Santos. S. Resenha. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Luís Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1845/2002.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Cultura y Educación. p. 31-41, 1996.

SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização de Roxane Helena Rodrigues Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Mercado de Letras, 2004. p. 21-39.

Downloads

Publicado

2011-04-09

Como Citar

Cervera, M. C. da S. F., & Buzzo, M. (2011). O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 23. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.687

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.