É preciso ler muito para escrever bem? Uma análise dos hábitos de leitura e domínio da escrita em textos dissertativos produzidos por universitários do agreste pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.593Keywords:
Leitura;, Escrita;, Textos Dissertativos;, EnsinoAbstract
O presente texto apresenta resultados da pesquisa que investigou a relação entre hábitos de leitura e domínio da escrita de alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste - Caruaru. Com o objetivo de verificar se os alunos pressupõem a existência de uma associação direta entre as competências necessárias para ler com fluência, e aquelas necessárias para escrever de forma apropriada, foi feita uma comparação entre algumas características de textos dissertativos produzidos pelos alunos e as respostas deles em dois questionários (referentes a hábitos de leitura e concepções de escrita). Constatamos basicamente que ler muito nem sempre contribui para escrever bem. A sistematização dos resultados dessa pesquisa sinaliza que é necessário, na medida do possível, fazer um trabalho paralelo e simultâneo com estratégias de leitura e técnicas de escrita ”“ o que se constitui num desafio permanente.
Downloads
References
BALDINI, Lauro José Siqueira. A autoria é algo que se ensina? 16º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (COLE), julho 2007. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem07pdf/sm07ss06_05.pdf. Acesso em: 22 fev. 2008.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu. São Paulo: Scipione, 1999.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 2003.
KOCH, Ingedore. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.
______. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
SQUARISI, Dad. ANJ. Entrevista ao jornal. Disponível em: http://www.anj.org.br/jornalanj/?q=node/669. Acesso em: 16 maio 2007.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Como se faz um texto: a construção da dissertação argumentativa. Recife, PE: Edição do Autor, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published by the Journal Horizontes de Linguística Aplicada are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
By publishing in Horizontes de Linguística Aplicada, authors agree to the transfer of economic copyright to the journal. Authors retain their moral rights, including the right to be recognized as the creators of the work.
Authors and readers are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format
Under the following terms:
- Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- NonCommercial — You may not use the material for commercial purposes .
- NoDerivatives — If you remix, transform, or build upon the material, you may not distribute the modified material.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
