Discurso, autoria e efeitos de sentido na escrita acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53436

Palabras clave:

sujeito, língua, escrita acadêmica, Análise do Discurso

Resumen

Neste artigo, objetivamos analisar a escrita acadêmica do ponto de vista da Análise de Discurso materialista, fundamentada por Michel Pêcheux. A partir do referencial teórico consolidado na área, buscamos compreender como as noções de texto, escrita e autoria podem fundamentar o gesto analítico empreendido neste trabalho. O corpus de análise está composto por sequências discursivas recortadas de textos produzidos por alunos do primeiro semestre de um curso de graduação da área das Ciências Sociais Aplicadas. A partir da seleção dessas sequências, com base em um gesto de interpretação que articula o movimento pendular próprio da Análise de Discurso, demonstraremos como, a partir de uma regularidade, distintos saberes são linearizados, transparecendo um dizer autoritário que provoca um efeito de distanciamento entre sujeito e língua. 

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Biografía del autor/a

Mônica Ferreira Cassana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Adjunta no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Letras, com especialização em Teorias do Texto e Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, finalizado em 2016. Concluiu mestrado em Letras na Universidade Católica de Pelotas, em 2011, e graduação em Letras - Licenciatura em Português e Espanhol e suas respectivas literaturas na Universidade Federal de Pelotas em 2008. Tem experiência como tutora do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, entre 2016 e 2018 e em coordenação de curso de graduação (UFPel, 2021-2023). É coordenadora do projeto de pesquisa Corpo-notícia e discurso jornalístico e membro do grupo de pesquisa Discurso, Arquivo, Autoria e Questões de Gênero. Nas atividades de ensino, atua nas áreas de produção textual, teorias do texto e do discurso.

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

Cassana, M. F. (2024). Discurso, autoria e efeitos de sentido na escrita acadêmica. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT10. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53436

Número

Sección

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

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