Standard and variation in the teaching of writing in Portuguese: linguistic pluricentrism under discussion

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53329

Keywords:

Portuguese as a pluricentric language, Teaching, Writing, Standard, Variation

Abstract

The purpose of this paper is to address and discuss the teaching of Portuguese as a non-native language in a multilingual context, inevitably characterized by hybrid and asymmetric relations between the dominant and non-dominant varieties of a pluricentric language (MUHR, 2004; 2012). For this discussion, the sample consisted of statements that East Timorese teachers made about their practices while teaching writing in Portuguese.  The theoretical-methodological framework used for data analysis draws on the social-historical perspective of language and the concept of dialogism by Bakhtin and other authors who were members of his circle (BAKHTIN, 1998; 2011; VOLÓCHINOV, 2018). Based on the analysis of their statements, it was found that: (I) the teaching of Portuguese writing in Timor-Leste is underpinned by a normative perspective; (ii) the Portuguese and Brazilian varieties are deemed more developed (standardized writing, well-defined norms and rules), i.e., they are a model of language that is suitable for being taught; (iii) in educational settings, when Timorese students’ written work in Portuguese contains elements of their mother tongue, it is considered to represent an inferior variety compared to the ones in  standard Portuguese.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Joice Eloi Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV) da Universidade Federal de Santa Catarina e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFSC). É licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) e mestre em Educação (ênfase em Ensino e Formação de Educadores) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora na área de ensino de português, com foco nas questões relacionadas à escrita e à formação docente, realiza estágio de Pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. É membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (UFSC/CNPq), do Grupo de Pesquisa "Escrita: ensino, práticas, representações e concepções" (UNICAMP/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp/UFSC). Foi professora na Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), na Coreia do Sul, de 2017 a 2022. Nessa universidade atuou no Departamento de Estudos Brasileiros e ocupou o cargo de coordenadora dos professores internacionais deste Departamento. De 2014 a 2016, integrou a missão brasileira de cooperação internacional como professora de Língua Portuguesa e Formadora de Educadores no Programa de Qualificação de Docentes em Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP/CAPES/MRE).

References

ALBUQUERQUE, D. B. Esboço gramatical do Tetun Prasa: Língua oficial de Timor-Leste. 2011. 194f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

ALBUQUERQUE, D. B. Um olhar pluricêntrico no ensino de português língua não materna: o papel das literaturas africana, macaense e timorense. EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp. 6, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15427. Acesso em: 16 dez. 2023.

ALBUQUERQUE, D. B. O português como língua pluricêntrica e as atitudes linguísticas de falantes em Timor-Leste. Caderno Seminal Digital, n. 42, p. 326-360, 2022.

ALBUQUERQUE, D.; RAMOS, R. O. português na República Democrática de Timor-Leste quase duas décadas depois. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. 76-105, dez. 2020.

BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética. Trad. Aurora F. Bernadini et al. 4. ed. São Paulo: HUCITEC/ANNABLUME, 1998.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BANZA, A. P. Uma língua; muitas vozes: para uma política linguística pluricêntrica do Português. In: HABLER, G.; SCHÄFER-PRIEB, B. Contactos linguísticos na sequência da expansão portuguesa. Berlin: Peter Lang, 2021. p. 15-32.

BATOREÓ, H. J. A língua portuguesa em Timor: de que forma deve o ensino de português adaptar-se às diferentes realidades nacionais? Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 4, Edições Colibri/CLUNL, Lisboa, p. 51-56, 2009.

BATOREÓ, H. J. Que gramática(s) temos para estudar o Português língua pluricêntrica? Diadorim, v. 16, p. 1-15, dez. 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/4023/15515 Acesso em: 16 dez. 2023.

BATOREÓ, H. J. Variedade não-dominante (VND) do Português de Timor-Leste (PTL): construção e (re)estruturação, 2020. Disponível em: https://2020.tlsa.pt/tet/comunicacoes/hannabatoreo/. Acesso em: 12 jan. 2024.

BRITO, R.H. P. de. Temas para a compreensão do atual quadro linguístico de Timor-Leste. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 48, p. 175-194, jul./dez. 2010.

CARVALHO, M. J. Aspectos lexicais do português usado em Timor Leste. Studies of Language and Cultures of East Timor, v. 5, p. 25-40, 2002/2003.

CARVALHO, M. B. de. Formação de Professores em Timor-Leste: contributos para a construção de um modelo de formação inicial e contínua. 2007. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2007.

CLYNE, Michael. Pluricentric languages: differing norms in different nations. Berlin: Mouton de Gruyter, 1992.

DUARTE, I. M. Português, língua pluricêntrica: que português ensinar em aulas de língua estrangeira? In: ANDRADE, C. A. B. de; MICHELETTI, G.; SEARA, I. R. (Org.). Memória, Discurso e Tecnologia. São Paulo: Terracota Editora, 2016. p. 217-326.

DURAND, F. Timor-Leste. Premier État du 3e millénaire. Paris: Éditions Berlin/La, 2011.

FERGUSON, C. Diglossia. Trad. M. da G. R. da Silva. In: FONSECA, M. S. V.; NEVES, M. F. (Org.). Sociolinguística. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado, 1974. p. 99-118.

FRANCHETTO, B. A guerra dos alfabetos: os povos indígenas na fronteira entre o oral e o escrito. MANA, v. 14, n. 1, p. 31-59, 2008.

GARCEZ, P. de M.; SCHULZ, L. ReVel na escola: de que tratam as políticas linguísticas. Revel, v. 14, n. 26, 2016. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/1fc4077482ba3d206870ef1299923a0f.pdf. Acesso em: 04 mar. 2024.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

GUIMARÃES, J. E. Da formação ao ato pedagógico: caminhos do ensino da escrita por professores timorenses. 2020. 230f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

GUIMARÃES, J. E. Ensino de português em contexto multilíngue: hibridização e hierarquização linguística. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. On-line), v. 25, p. 1-15, 2023.

GUIMARÃES, J. E.; CAMARGO, R. T. Confronto de vozes: a percepção de professores timorenses sobre questões político-linguísticas. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL – A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM TIMOR- -LESTE, 1., 2015, Díli. Atas [...]. Díli: Tipografia Silva, 2015. v. 1. p. 65-71.

GUIMARÃES, J. E.; CAMARGO, R. T. A oficialidade da língua portuguesa na paisagem multilíngue de Timor-Leste: construção e manutenção de uma história. In: SOUZA, S.; CALVO DEL OLMO, F. (Org.). Línguas em Português: a lusofonia numa visão crítica. Porto: U. Porto Press, 2020. v. 1. p. 197-218.

HULL, G. A questão da língua em Timor-Leste – facto ou fantasia? Janus on-line, 2002. Disponível em: <https://www.janusonline.pt/arquivo/2002/2002_2_3.html. Acesso em: 11 dez. 2023.

LAGARES, X. C. Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MENDES, E. Pluricentrismo linguístico, ensino e produção de materiais de português LE no PPPLE. In: ALVAREZ, M. L. O.; GOLÇALVES, L. (Org.). O mundo do português e o português no mundo afora: especificidades, implicações e ações. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 293-310.

MENDES, E. A promoção do português como língua global no século XXI – um cenário a partir do Brasil. Linha D'Água, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 37-64, maio-ago. 2019.

MOITA-LOPES, L. P. da. Pesquisa Interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.

MUHR, R. Language Attitudes and language conceptions in non-dominating varieties of pluricentric languages. TRANS. Internet-Zeitschrift für Kulturwissenschaften, n.15, 2004. Disponível em: https://www.inst.at/trans/15Nr/06_1/muhr15.htm. Acesso em: 20 jan. 2023.

MUHR, R. Linguistic dominance and non-dominance in pluricentric languages: A typology. In: _____. (Ed.). Non-dominant Varieties of pluricentric Languages. Getting the Picture. In memory of Michael Clyne. Wien et. al. Frankfurt: Peter Lang Verlag, 2012. p. 23-48.

OLIVEIRA, G. M. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. 52.2, p. 409-433, jul./dez. 2013.

OLIVEIRA, G. M. de. O sistema de normas e a evolução demolinguística da língua portuguesa. In: ALVAREZ, M. L. O.; GONÇALVES, L. (Org.). O mundo do português e o português no mundo afora: especificidades, implicações e ações. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 25-43.

OLIVEIRA, G. M.; JESUS, P. C. S. G. de. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua não materna (PPLE). Domínios da Linguagem, v. 12, n. 2, p. 1043-1070, 2018.

PIRES, M. J. Português, língua acêntrica: reflexões pela mão do ensino de PLE na China. EntreLínguas, Araraquara, v. 8, p. 1-12, jan./dez. 2022.

REIS, L. M. Através do espelho: o portal do professor de português língua estrangeira/língua não materna (PPPLE) sob uma ótica pluricêntrica e intercultural. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

RONCARAT, C.; SILVA, D. B. da; PONSO, L. C. Um olhar crítico sobre a sociometria da língua portuguesa. Gragoatá, Niterói, n. 32, p. 75-98, 1. sem. 2012.

SEVERO, C. G. Intervenções nas línguas: reflexões em torno de política e de identidade. Raído, Dourados, MS, v.2, n.4, p. 61-74, jul./dez. 2008.

SILVA, A. S. da. Variação linguística e pluricentrismo: novos conceitos e descrições. In. Actas do XIII Congreso Internacional de Lingüística Geral: Universidade de Vigo, p. 838-845, Universidade de Vigo, 2018a.

SILVA, A. S. da. O português no mundo e a sua estandardização: entre a realidade de uma língua pluricêntrica e o desejo de uma língua internacional. In. SILVA, A. S. da. O português na casa do mundo hoje. Braga: Universidade Católica Portuguesa de Braga, 2018b. p. 111-132.

SOARES, L. M. M. C. V. P. Línguas em Timor-Leste: que gestão escolar do plurilinguismo?. 2014. 561f. Tese (Doutorado em Educação), Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014.

TIMOR-LESTE. Constituição da República Democrática de Timor-Leste. Díli, Assembleia Constituinte, 2002. Disponível em: http://timor-leste.gov.tl/wpcontent/uploads/2010/03/Constituicao_RDTL_PT.pdf. Acesso em: 19 mar. 2024.

TIMOR-LESTE. Decreto-Lei n. 1/2004, de 14 de abril de 2004. O Padrão Ortográfico da Língua Tétum. Disponível em: http://www.mj.gov.tl/jornal/?q=node/1070. Acesso em: 04 mar. 2024.

TIMOR-LESTE. Ministério de Educação de Timor-Leste. Lei nº 14/2008, de 29 de outubro de 2008. Estabelece bases para a educação nacional. Díli: ME, 2008.

THOMAZ, L. F. R. Babel Lorosa’e: o problema linguístico de Timor-Leste. Lisboa: Instituto Camões, 2002.

VOLÓCHINOV, V. [Círculo de Bakhtin]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. Trad., 72 notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018.

WILSON, F. Português, língua pluricêntrica: integração de variedades no ensino. RILP - Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 39, p.17-31, 2021.

Published

2024-10-04

How to Cite

Guimarães, J. E. (2024). Standard and variation in the teaching of writing in Portuguese: linguistic pluricentrism under discussion. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG5. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53329