Proposta para o trabalho com os aspectos fonético-fonológicos por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43552Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias Ativas, Espanhol a BrasileirosResumo
As transformações sociais e a velocidade das informações têm mudado o cenário do ensino de línguas, trazendo novos desafios e a necessidade de repensar a prática pedagógica. A necessidade de um ensino condizente com a nova realidade traz o repensar da prática pedagógica na era pós-moderna do ensino de línguas, em que, não necessariamente, se segue um único método ou abordagem, mas, sim, que seja o professor o criador de seu método, embasado em uma ou mais abordagens. Aliado a esta perspectiva, este artigo apresenta uma proposta para o ensino do espanhol a brasileiros fazendo uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Nosso objetivo perpassa, portanto, pelo entendimento do surgimento da Era Pós-Método no ensino de línguas (KUMARAVADIVELU, 1994; 2001), as Metodologias Ativas de Aprendizagem (BACICH; MORAN, 2018; MATTAR, 2017, entre outros), trazendo sugestões do uso da ABP para o trabalho com /s/ e /z/, pares contrastivos no português, mas não no espanhol. Defende-se, a partir desta proposta, que o uso da ABP pode levar à problematização de situações que aluno e professor busquem solucionar como participantes ativos do processo.
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