A formação de professores iniciantes de Francês com base na Ergonomia da Atividade e na Clínica da Atividade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42229

Palabras clave:

Ergonomia da Atividade, Clínica da Atividade, Formação de professores, Ensino de língua estrangeira

Resumen

A entrada do jovem professor na carreira profissional é permeada de inseguranças e angústias. Entender esse processo é essencial para munir o iniciante com ferramentas que o façam atravessar mais suavemente esta etapa. Assim, o objetivo geral do presente trabalho é analisar a atividade docente de dois professores iniciantes de Francês, no intuito de desvelar e compreender as situações que impactam sua atividade. Nossos questionamentos são: 1) Quais as dificuldades observadas pelos professores iniciantes no momento de sua atividade didática?; e 2) Que estratégias e recursos estes professores utilizam para lidar com as dificuldades que se apresentam e para constituir sua atividade docente? Na nossa análise, escolhemos o quadro metodológico da autoconfrontação (CLOT; FAÏTA, 2000), oriundo da Clínica da Atividade, na qual nos fundamentamos, e também na Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2003). Os resultados mostram que vários elementos impactam a atividade do professor iniciante, dentre os quais destacamos: os imprevistos na sala de aula, a gestão do tempo e a pouca prática pedagógica dos docentes. A autoconfrontação, ao evidenciar tais elementos, permite que o docente, exposto à imagem de seu próprio trabalho e em diálogo com o pesquisador, consiga analisá-los e dar-lhes novos sentidos, fomentando o processo de reflexão sobre a própria atividade docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMIGUES, R. Pour une approche ergonomique de l’activité enseignante. Skholê, hors-série 1, p. 5-16, 2003.

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. Tradução de Anna Rachel Machado. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 35-53.

AMIGUES, R. Le travail enseignant : prescriptions et dimensions collectives de l’activité. Les Sciences de l’éducation Pour l’Ère nouvelle, v. 42, n. 2, p. 11-26, 2009.

BAHIA, M. O.; FARIAS, A. L. G. Matérialisation des prescrits d'un guide pédagogique dans l’activité d’une professeure débutante de FLE (Français Langue Étrangère). Nonada, Porto Alegre, v. 1, n. 31, p. 88-111, 2019.

BESSA, L.P; SILVA, T.M.; MORAES, R.M.A. O ensino como trabalho: um novo olhar para a atividade do professor. Linguagem em foco. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, v. 10, n. 1, p. 93-104, 2018.

BRASILEIRO, A.M.M. A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 205-224, 2011.

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2012, p. 9-31.

CHOUINARD, R. Enseignants débutants et pratiques de gestion de classe. Revue des sciences de l’éducation, v. 25, n. 3, p. 497–514, 1999. Disponível em : <https://doi.org/10.7202/032011ar> Acesso em 24 fev. 2022.

CLOT, Y., FAÏTA, D. Genres et styles en analyse du travail : concepts et méthodes. Travailler, n. 4, p. 7-42, 2000.

CLOT, Y., FAÏTA, D. Gêneros e estilos em análise do trabalho: conceitos e métodos. Tradução de Aline Leontina Gonçalves Farias e Rozania Maria Alves de Moraes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 33-60, 2016.

COULON-OLIERO, E. L’identité professionnelle du futur professeur de FLE : un processus de construction complexe, évolutif et dynamique. 2020. 168f. Mémoire (Master Sciences du Langage – Français Langue Étrangère/Maestría en Enseñanzas de Lenguas Extranjeras), Université de Nantes, Nantes/Universidad Pedagogica Nacional, Bogota, 2020.

FAÏTA, D. Mondes du travail et pratiques langagières. Langages, 24e année, n.93, 1989. Parole(s) ouvrières(s), p. 110-123. Disponível em: <https://www.persee.fr/doc/lgge_0458-726x_1989_num_24_93_1541> Acesso em 24 fev. 2022.

FAÏTA, D. Autoconfrontação e formação de professores: diálogos e contribuições. [Entrevista concedida a Elisandra Maria Magalhães]. Tradução de Elisandra Maria Magalhães, Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.3, 2021. p. 189-216. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/6787> Acesso em 24 fev. 2022.

FAÏTA, D.; VIEIRA, M. Réflexions méthodologiques sur l’autoconfrontation croisée. Skholê, hors-série 1, p. 57-68, 2003.

FARIAS, A.L.G. Pesquisa-formação no estágio supervisionado de língua francesa com base em diálogos de autoconfrontação. Linguagem em Foco, v.13, n.1, p. 66-91, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5471>. Acesso em 24 fev. 2022.

FARIAS, A. L. G.; MORAES, R. M. A. de. Práticas de análise da atividade na formação inicial de professores de francês como práticas linguageiras formativas. In: FRANÇA, M. de; SOUZA, A. J. de; GRANGEIRO, C. R. P.; PEREIRA, M. L. de S. (org.). Estudos linguísticos: abordagens contemporâneas. Araraquara: Letraria, 2020, p. 160-192.

FERREIRA, A.D.P.; CALIL, A.M.G.C.; PINTO, J.A.; SOUZA, M.A. A inserção profissional sob o olhar dos professores iniciantes: possibilidades de implantação de políticas públicas. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 431-439, 2017.

FREITAS, V.C. O método de instrução ao sósia. Caderno de Administração. Revista do Departamento de Administração da FEA, v. 12, n.1, 2018, p. XX-YY. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/caadm/article/viewFile/36018/26758#:~:text=XX%2DYY.&text=O%20M%C3%A9todo%20de%20Instru%C3%A7%C3%A3o%20ao,na%20investiga%C3%A7%C3%A3o%20das%20realidades%20humanas.&text=O%20m%C3%A9todo%20conduz%20o%20participar,particulares%20que%20envolvem%20o%20trabalho>. Acesso em 24 fev. 2022.

IEA – International Ergonomics Association’s Executive Council. IEA Definitions of Ergonomics. In: KARWOWSKI, W. (Org.) International Encyclopedia of Ergonomics and Human Factors, London and New York: Taylor & Francis, 2000.

LEBLANC S. ; RIA, L. ; DIEUMEGARD, G. ; SERRES, G. ; DURAND, M. Concevoir des dispositifs de formation professionnelle des enseignants à partir de l’analyse de l’activité dans une approche enactive. @ctivités, v.5, n.1, p.20-42, 2008. Disponível em: <https://journals.openedition.org/activites/1941>. Acesso em 24 fev. 2022.

LOPES, M.-J.; LE BOUGNEC, J.-T. Texto 1. Paris : Hachette, 2016.

LOPES, W.B. Prescrições e instrumentos na aula de civilização: análise da atividade docente de estagiários de FLE. 2017. 260f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

MARTINS, E.P.Q. O ensino de inglês em uma franquia de idiomas: uma análise do trabalho prescrito e do real. 2007. 165f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, 2007.

MORAES, R.M.A. A abordagem ergonômica da atividade docente: uma introdução às noções teóricas e metodológicas. Linguagem em foco. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, v. 6, n. 1, p. 59-75, 2014.

PANDVE, H. T. Historical Milestones of Ergonomics: From Ancient Human to Modern Human (Editorial). Journal of Ergonomics, v. 7, n. 4, 2017.

RIA, L.; SEVE, C.; DURAND, M.; BERTON, S. Indétermination, contradiction et exploration: trois expériences typiques des enseignants débutants en éducation physique. Revue des sciences de l’éducation, v. 30, n. 3, p. 535–554, 2004.

SANTOS, M. E. L. L’écart entre le prescrit et le réalisé dans le travail des enseignants de langues. 2018. 21f. (Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso) – Curso de Licenciatura em Francês, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, 2018.

SEFFNER, F. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do Ensino de História. In: XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo. Anais do congresso. São Paulo. 2011. p. 1-16.

SOUZA-E-SILVA, M.C.P. O ensino como trabalho. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 81-104.

STROHMEIER, R.; SIMON, J. Entre enseignants novices et expérimentés : la gestion de classe est-elle la même ? 2016. 53f. Mémoire professionnel (Bachelor of Arts), Haute École Pédagogique, Lausanne, 2016.

TREJO, J.G.M. Le concept et la gestion du temps dans un cours de français langue étrangère ou seconde : analyse de pratique. Synergies France, n. 10, p. 91-107, 2016.

XIAO, C.; LI, Y. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, V.; KHAN, N. (Org.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities. American Ethnologist website, 2020. Disponível em: <https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focused-concerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-on-education-in-china> Acesso em 24 fev. 2021.

YVON, F.; SAUSSEZ, F. Analyser l’activité enseignante - Des outils méthodologiques et théoriques pour l’intervention et la formation. Québec : Les Presses de l’Université Laval, 2010, p. 9-16.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Bahia, M. de O. ., Farias, A. L. G., & Magno e Silva, W. (2022). A formação de professores iniciantes de Francês com base na Ergonomia da Atividade e na Clínica da Atividade. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(1), AG7. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42229