Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Universidade Federal de Uberlândia
  • Simone Tiemi Hashiguti Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1365

Palavras-chave:

EaD;, Ensino-aprendizagem de língua inglesa;, Discurso;, Formação de professores.

Resumo

Resumo

Este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e formação de professores, desenvolvida em um curso de graduação em língua e literatura inglesas, em uma universidade pública mineira. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos em Linguística Aplicada, propomo-nos a discutir: (i) o desenho do curso e materiais e seu possível impacto na formação dos licenciandos; (ii) as representações por eles construídas acerca dos processos de ensino-aprendizagem de LI a distância; e (iii) as práticas de aprendizagem que têm sido desenvolvidas no curso. As análises apontam que a relação dos sujeitos com a LI vai se delineando e se ressignificando ao longo do curso e que as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto das novas tecnologias se dão em processos de descontinuidade e não de uma suposta ruptura, trazendo à tona a relação singular que os sujeitos estabelecem com a língua que aprendem-ensinam.

Palavras-chave: EaD, ensino-aprendizagem de língua inglesa, discurso, formação de professores.

 

Discursive aspects about/in English teaching-learning and teacher education in a distance course

Abstract

This paper presents partial results of a research on the teaching and learning of English language (EL) and teacher education, developed in an undergraduate course in English language and English language literature at a public university in the State of Minas Gerais, Brazil. In light of the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis in its interface with studies in Applied Linguistics, we propose to discuss: (i) the course design and materials and their possible impact on the development of the undergraduates; (ii) the representations of the processes of teaching and learning the EL at a distance as built by them; and (iii) the learning practices that have been developed in the course. The analyzes suggest that the relationship of the subjects with the EL is constituted and given new meanings throughout the course and that the language practices developed in the context of the new technologies happen in discontinuity and not as a possible rupture, revealing the singular relationship that subjects have with the language that they learn-teach.

Keywords: distance education, teaching and learning of English, discourse, teacher education.

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Publicado

2015-05-15

Como Citar

Brito, C. C. de P., & Hashiguti, S. T. (2015). Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 13(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1365

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