Análise retórica de introduções de artigos científicos da área da saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1238Palavras-chave:
Artigo científico;, Introdução acadêmica;, Organização retórica;, Saúde públicaResumo
A crescente demanda pela publicação de artigos científicos tem levado pesquisadores a preocuparem-se cada vez mais com a escrita no ambiente acadêmico. Sendo a introdução uma das seções responsáveis pela garantia de publicação do artigo e ainda pela aceitação do trabalho pela comunidade cientifica, merece, assim, especial atenção no momento de sua redação. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo verificar, por meio da aplicação do Modelo CARS (SWALES, 1990), de que modo introduções de artigos científicos da área da saúde pública são organizadas retoricamente. Foram analisadas as introduções de dez artigos científicos redigidos em língua portuguesa e publicados em revistas indexadas na base de dados Scielo no ano de 2012. Os resultados indicam que a maioria dos artigos adota uma organização retórica das informações coerente com as opções previstas no modelo de análise utilizado.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Antonia D. Lexical signalling: a study of unspecific-nouns in book reviews.1996. Tese (Doutorado em Linguística) ”“Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.
BARROS NETO, JoséT. Redação científica: entre a descoberta e a publicação. Revista Brasileira de Botânica, v. 34, n. 1, p. 141-143, 2011.
BERNADINO, Cibele G. O metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: espaço de negociações e construção de posicionamentos. 2007. Tese(Doutoradoem Linguística) ”“Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais,Belo Horizonte, 2007.
BEZERRA, Benedito G.A distribuição das informações em resenhas acadêmicas.2001. Dissertação (Mestrado em Linguística) ”“Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.
”“”“”“”“”“”“. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. 2006. Tese (Doutorado em Letras) ”“Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal dePernambuco, Recife, 2006.
BIASI-RODRIGUES, Bernardete. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações.1998. Tese (Doutorado em Linguística) ”“Centro de Comunicação e Expressão,Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
CÁCERES, AnaM.; GÂNDARA, JulianaP.; PUGLISI, MarinaL. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 401-406, 2011.
DONESCH-JEZO, Ewa. Teaching academic discourse writing in ESP courses for medical students and professionals. US-China Foreign Language, v. 8, n.1, 2010.
HENZ, Gilmar P. Como aprimorar o formato de um artigo científico. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 2, p. 145-148, 2003.
HYLAND, Ken. Talking to the academy: forms of hedging in science research articles. Written Communication, v.13, n. 2, p. 251-281, 1996.
”“”“”“”“”“”“. Hedges, boosters and lexical invisibility: noticing modifiers in academic texts. Language Awareness,v. 9, n. 4, p. 179-19, 2000.
”“”“”“”“”“”“. Genre and academic writing in the disciplines. Language Teaching,v. 41, n. 4, p. 543-562, 2008.
MOTTA-ROTH, Désirée. Rhetoricalfeatures and disciplinary cultures: a genre based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. 1995. Tese (Doutorado em Linguística) ”“Centro de Comunicação e Expressão,Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.
MOTTA-ROTH, Désirée;HENDGES, Graciela Rabuske. Produçãotextual na universidade.São Paulo: Parábola, 2010.
NAHAS, Fabio X.; FERREIRA, Lydia M.Análise dos itens de um trabalho científico. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 20, n. 2, p. 13-16, 2005a.
NAHAS, Fabio X.; FERREIRA, Lydia M.A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cirúrgica Brasileira,v. 20, n. 2, p. 17-18, 2005b.
SILVA, Maria J. P. et al.Nursing knowledge production: from the research idea to the publishing in a qualified journal. Revista da Escola de Enfermagem, v. 43, n. 2, p. 1341-1345, 2009.
SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings.Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
”“”“”“”“”“”“.Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.
”“”“”“”“”“”“. Sobre modelos de análise do discurso. In: BIASI-RODRIGUES, Bernardete; ARAÚJO, JúlioCésar; SOUZA, Socorro C.T. (Org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 33-46.
VÁZQUEZ, Ignacio; GINER, Diana. Beyond mood and modality: epistemic modality markers as hedges in research articles: a cross-disciplinary study. Revista Alicantina de Estudios Ingleses,v.21, p.171-190, 2008.
VOLPATO, Gilson L.; FREITAS, Eliane G. Desafios na publicação científica. Pesquisa Odontológica Brasileira, v. 17, n. 1, p. 49-56, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


