Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras

Autores

  • Fernanda Silva Veloso USP ”“ Pós-Doc CAPES/PNPD
  • Douglas Altamiro Consolo UNESP -IBILCE

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1226

Palavras-chave:

Crenças;, Compreensão oral;, Língua italiana;, Formação de professores

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar e discutir algumas das crenças no tocante à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Italiano. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a todos os alunos, logs e entrevistas realizadas por cinco alunos participantes diretos da pesquisa, observação de aulas, gravações audiovisuais e diários. Para fundamentar a discussão, tomamos como base obras de autores que discutiram o conceito de crenças e a definição da habilidade de compreensão oral. A análise dos dados sugere que parte dos alunos concluintes se mostrou desmotivada e apresentou baixas expectativas no que se refere à competência na compreensão oral devido a diversos obstáculos que encontraram ao longo de sua formação. No entanto, crenças emergentes dos dados, como a importância do insumo visual para a compreensão do texto oral, refletem-se positivamente para o alcance de uma proficiência satisfatória em compreensão oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Altamiro Consolo, UNESP -IBILCE

Professor de Língua Inglesa junto ao Departamento de Letras Modernas do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (UNESP)

Referências

ABLEEVA, Rumia. Listening comprehension in foreign language instruction. CALPER Professional Development Document n. 0810, 2008. University Park: The Pennsylvania State University, Center for Advanced Language Proficiency Education and Research.

ALMEIDA FILHO, José C.P.Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3. ed. Campinas: Pontes, 2002.

ALMEIDA FILHO,José C.P.; EL-DASH, LindaG. Compreensão de linguagem oral no ensino de língua estrangeira. Horizontes de Linguística Aplicada,v. 1, n. 1, p. 19-37, 2002.

ANDERSON, Anne; LYNCH, Tony. Listening. Oxford: Oxford University Press, 1988.

BARCELOS, AnaM.F.Metodologia da pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.

______.Researching beliefs about SLA: a critical review. In: KALAJA, Paula; BARCELOS, AnaM. F. (Ed.). Beliefs about SLA: New research approaches. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2003. p. 7-33.

______. Ser professor de inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de letras. In: VIEIRA-ABRAHÃO, MariaH. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes, ArteLíngua, 2004. p. 11-30.

_____. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, Ana. M.F.; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria H.(Org.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes Editores,2006. p. 15-42.

BERBER-SARDINHA, AntonioP.Proficiência e compreensão de telenotícias em língua estrangeira. Delta, v.13, n. 2, p. 177-190, 1997.

BERNAT, Eva; GVOZDENKO, Inna. Investigating VietnameseESL learners’ beliefs aboutlanguage learning. EA Journal, v. 21, n. 2, 2004. Disponível em: <http://www.englishaustralia.com.au/index.cgi?E=hsshowjnl&efile=admin&M=art&X=getdo c&Lev1=5&L>. Acesso em: 20 jan. 2006.

BROWN, Gillian; YULE, George. Teaching the spoken language: an approach based on the analysis of conversational English. Cambrige: Cambridge University Press, 1983.

COLE, Steven P.;HERRON, Carol.; HANLEY, Julia. Using video as an advance organizer to a written passage in the FLES classroom. The Modern Language Journal, v. 79, n. 1, p. 57-65, 1995.

FIELD, John. Listeningin the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

GILMAN, RobertA.; MOODY, LorannaM. What practitioners say about listening: research implications for the classroom. Foreign Language Annals, v. 17, n. 4, p. 331-334, 1984.

GOH, ChristineC. M. Ensino da compreensão oral em aulas de idiomas. Tradução: Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.São Paulo: Special Book Services Livraria, 2003.

HOVEN, Debra. Listening and viewing comprehension: theory and applications. In: ”“”“”“”“”“”“. Improving the management of flow of control in computer-assisted listening comprehension tasks for second and foreign language learners. 1997. Unpublished doctoral dissertation, University of Queensland, Brisbane 1997. p. 75-129.

KERN, RichardG. Students’ and teachers’ beliefs about language learning. Foreign Language Annals,v. 28, n. 1, p. 71-92, 1995.

MORLEY, Joan.Listening comprehension in second/foreign language instruction. In: CELCEMURCIA, Marianne. Teaching English as a second or foreign language. 2nd. ed. Boston: Heinle e Heinle Publishers, 1991.

MUELLER, GuntherA. Visual contextual cues and listening comprehension: an experiment. The Modern Language Journal, v. 64, n. 3, p. 335-340, 1980.

NUNAN, David. Communicative approaches to listening comprehension. In: ”“”“”“”“”“. Language teaching methodology: a textbook for teaches. London: Longman, 2000. p. 17-38.

OMAGGIO, Alice. A proficiency-oriented approach to listening and reading. In: ”“”“”“”“”“”“. Teaching language in context. 3rd. ed. Boston: Heinle, 2000. cap.5, p. 176-225.

READ, John. The use of interactive input in EAP listening assessment. Journal of English for Academic Purposes, v. 1, n. 2, p. 105-119, 2002.

RICHARDS, Jack. C.; SCHMIDT, Richard. W. (Eds.). Language and communication. Harlow: Longman, 1983.

RILEY, Philip. The guru and the conjurer: aspects of counseling for self-access. In: BENSON, Phil.; VOLLER, Peter. (Eds.) Autonomy and independence in language learning. New York: Longman, 1997. p. 114-131.

ROST, Michael. Listening. In: CARTER, Ronald.; NUNAN, David. (Eds.) The Cambridge guide to teaching English to speakers of other languages. United Kingdom: University Press Cambridge, 2001. p. 7-13.

RUBIN, Joan. A review of second language listening comprehension research. The Modern Language Journal,v.78, n.2,p.199-221, 1994.

SCHEIBE, Karl E. Beliefs and values. New York: Holt, Rineharan Winston, 1970.

SCHULZ, RenateA. Focus on form in foreign language classroom: students’ and teachers’ views on error correction and the role of grammar. Foreign Language Annals, v. 29, n. 3, p. 343-364, 1996.

TORRESAN, Paolo. Il video in classe. Didattica & Classe Plurilingue, n.8, p. 1-2, 2004.

TUDOR, Ian. The dynamics of the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

VELOSO, Fernanda S.Crenças,expectativas e o papel do insumo na compreensão oral de língua italiana dos alunos de um curso de licenciatura em Letras. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) ”“Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Unesp, São José do Rio Preto, 2007.

WAGNER, Elvis. Video listening tests: what are they measuring? Language Assessment Quarterly, v. 5, n.3, p.218-243, 2008.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Veloso, F. S., & Consolo, D. A. (2014). Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1226

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.