Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual

Autores

  • Ana Regina Bresolin IFMT- Campus Parecis
  • Dánie Marcelo de Jesus UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1168

Palavras-chave:

Discurso;, Reflexão crítica;, Formação de professores;, TIC;, Tecnologia;, Língua estrangeira

Resumo

Este trabalho se insere no contexto de educação em ambiente virtual e tem o objetivo de investigar os indícios dos processos reflexivos e odesenvolvimento desses processos em um blog colaborativo educacional. Os participantes que compuseram, durante seis meses, a comunidade discursiva são alunos do curso de Letras Português/Inglês de quatro universidades brasileiras. Com base nas interações ocorridas no e por causa do blog, analisamos os processos reflexivos desses participantes. O trabalho contou com suporte teórico em Smyth (1992) e Zeichner (1994), no que tange à reflexão crítica; em Gomes (1995), Lanza (2007) e Rodrigues (2008), no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual e em blogs. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: 1) quais os possíveis indícios de processos reflexivos podem ser observados nas interações entre os participantes? e 2) de que forma o grupo procurou construir processos reflexivos nesse ambiente virtual? O percurso teórico-metodológico utilizado foi interpretativista (ERICKSON,1986/1990). Os resultados evidenciaram reflexões ingênuas apresentadas pelos estudantes que não questionam os efeitos ideológicos dos próprios discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Regina Bresolin, IFMT- Campus Parecis

Possui mestrado em Estudos de Linguagem na sub-área de Paradigmas de Ensino de Línguas pela UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2007) e graduada em Letras Português/Inglês (2006) pela UCP-Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná. Atualmente é professora do IFMT-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Parecis. Tem experiência na área de Linguística Aplicada ao ensino de línguas, com ênfase em aprendizagem em ambiente digital, atuando principalmente nos seguintes temas: blogs, formação de professores e reflexão-crítica.

Dánie Marcelo de Jesus, UFMT

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de MT (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, internet, educação a distância, discurso, formação de professor, ensino e aprendizagem de língua inglesa. É sócio da ABECAN (Associação Brasileira de Estudos Canadenses) e da ALAB (Associação Linguística Aplicada do Brasil). É lider do GELTEC (Grupo de Estudos em Linguagem e Tecnologia) e também do grupo de estudos canadenses (GECAN) da UFMT.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Le sens pratique. Paris: Ed. De Minuit, 1980.

DEWEY, John. Como pensamos:como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo (uma reexposição). São Paulo: Editora Nacional, 1933.

CELANI, Maria. A. A.. Um programa de formação contínua. In:CELANI, Maria. A. A. (Org.). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. 1.ed. Campinas: Mercado de Letras, 2003, v. 1, p. 19-36.

ERICKSON, Frederic. Qualitative methods: research in teaching and learning.New York: Macmillan, 1986/1990.

FAIRCLOUGH, Norman.Discurso e mudança social. Brasília: Editora daUNB, 2001.

FULLAN,Michael. O significado da mudança educacional.4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GERALDINI, Alexandra. F. S. Docência no ambiente digital: ações e reflexão. 2003. 262 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

GOMES. Maria. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA. 2005, Leiria. Actas...Leiria: Escola Superior deEducação de Leiria, p. 311-315,2005.

KOSIKOSKI, Elizabeth. P. L. A produção escrita em Língua Inglesa nas interfaces blog e papel. 2007. 131 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo,2007.

LANZA, Heloisa. H. Uso pedagógico do blog no ensino-aprendizagem de espanhol: elaboração e avaliação de uma tarefa. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogiado discurso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. PENNYCOOK, Alastair. The politics of pronouns. ELT Journal, v.48, n. 2, p.173-179, 1994.

RECUERO, Raquel. Fluxos de informação e capital social nos weblogs. In: STEFFEN, César.; POZENATO, KeniaM. (Orgs.). Mídia, cultura e contemporaneidade. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2010. p. 117-142.

REICHMANN, Carla. L.Escrevendo na tecnosfera: um olhar sobre um blog reflexivo de professoras em formação. Letras & Letras,v. 25, n. 2, p. 105-122, jul./dez, 2009.

RODRIGUES, Cláudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola. 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

ROMERO, Tania R.S. Reflexões sobre a autoavaliação no processo reflexivo. In: CELANI, Maria A. A. (Org.). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2003, v. 1, p. 91-105.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SMYTH, John. Teachers' work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.

WALLACE, Michael. J. Training foreign language teachers: a reflective approach. Glasgow: Cambridge University Press, 1991.

ZEICHNER, Kenneth. M.Research on teacher thinking and different views of reflective practice in teaching and teacher education. In: CARLGREN, Ingrid.;HANDAL, Gunnar.; VAAGE, Sveinung(Eds.).Teachers’minds and actions: research on teachers’ thinking and practice. London: Falmer Press, 1994. p. 9-27.

Downloads

Publicado

2013-01-23

Como Citar

Bresolin, A. R., & Jesus, D. M. de. (2013). Blog Reflection in Action: discurso de um grupo de estudantes de Letras na construção de processos reflexivos em ambiente virtual. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1168

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.