A oralidade como um caminho para leitura literária em aula de francês como língua estrangeira

Autores

  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande
  • Viviane Moares de Caldas Universidade Federal da Paraíba (PPGL)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1222

Palavras-chave:

Texto literário;, Ensino de FLE;, Compreensão oral;, Expressão oral;, Formação de professores

Resumo

Considerando-se que o texto literário é um documento autêntico, isto é, que nele não há intencionalidade pedagógica, debruçamo-nos sobre reflexões que veem nesse texto, pleno de literariedade, um caminho muito especial para se chegar à aprendizagem das competências linguísticas em aula de língua francesa em contexto exolingue. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo ressaltar o valor do texto literário como documento autêntico no aprendizado do FLE (SÉOUD, 1997; 2003; PINHEIRO-MARIZ, 2007) e, neste caso especificamente, como auxílio na aprendizagem das habilidades de compreensão e expressão oral (LHOTHE, 1995; CORNAIRE, 1998). Buscamos também identificar quais as principais dificuldades de professores em formação inicial em relação à leitura literária. A pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) foi realizada em uma turma de Língua Francesa I oferecida aos aprendizes do curso de Letras Francês-Português da Universidade Federal de Campina Grande no período 2011.1. Desenvolvemos nossas reflexões considerando as atividades elaboradas com base no texto Le petit prince, de Antoine de Saint-Exupéry.Tais atividades visavam, dentre outras competências, à da oralidade. Os principais resultados nos mostram que o texto literário pode ser um elemento promotor da autonomia no ensino/aprendizagem, apresentando-se como um caminho especial para a aprendizagem da oralidade do FLE.

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Biografia do Autor

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Profa. DrJosilene PINHEIRO-MARIZ
Língua e Literaturas de Língua Francesa (Graduação e Pos-Grad.)
Unidade Acadêmica de Letras
Universidade Federal de Campina Grande

Referências

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Publicado

2014-06-19

Como Citar

Pinheiro-Mariz, J., & Caldas, V. M. de. (2014). A oralidade como um caminho para leitura literária em aula de francês como língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1222

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