Avatares de Prometeu: duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais

Autores

  • Silvia Cristina Yannoulas Universidade de Brasília - UnB
  • Talita Santos de Oliveira Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4086

Palavras-chave:

Avaliação, Estado avaliador, Política educacional, Regulação

Resumo

O estudo apresenta uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento da avaliação como instrumento fundamental na implementação de reformas educacionais contemporâneas. Primeiramente, sistematiza a utilização do conceito de Estado avaliador na literatura recente. Em segundo lugar, discute a utilização da teoria da regulação para a análise das políticas e sistemas educacionais. Finaliza comentando a utilização do conceito de Estado avaliador e da teoria da regulação pela literatura brasileira recente sobre políticas educacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Estado, mercado, comunidades e avaliação: esboço para uma rearticulação crítica. Educação e Sociedade, v. XX, n. 69, dez. 1999, p. 139-164.

AFONSO, Almerindo Janela. Reforma do Estado e Políticas Educacionais: Entre a Crise do Estado-Nação e a Emergência da Regulação Supranacional. Educação e Sociedade, v. XXII, n. 75, p. 15-32, Ago. 2001.

AGLIETTA, Michel. Régulation et crisis du capitalisme. 2 ed. Paris: Calmann - Lévy, 1982.

ALLAL, Linda. Avaliação das Aprendizagens. In: VAN ZANTEN, Agnes (Coord.) (2011). Dicionário de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011, p. 71- 74.

BRUNNER, José Joaquín. Universidad, sociedad y Estado en los 90. Nueva Sociedad, n. 107, p. 70-76, Mayo-Junio. 1990.

BRUNNER, José Joaquín. Dr. Prometheus visits Latinamerica. In: Enders, Jürgen; van Vught, Frans (Eds.), Towards a cartography of higher education policy change - A Festschrift in Honour of Guy Neave. Enschede: University of Twente, Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), 2007, p. 265-272.

CARVALHO, Luis Miguel. Governando a Educação pelo Espelho do Perito: Uma Análise do Pisa como Instrumento de Regulação. Educação e Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1009-1036, set.-dez. 2009.

CARVALHO, Luis Miguel. Multirregulação, comparações internacionais e conhecimento pericial: interpelando o PISA como provedor de conhecimentos e políticas. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana (Orgs.). Políticas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p.183-206.

CHATEL, Elisabeth. Avaliação (Teorias da). In: VAN ZANTEN, Agnes (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. p. 67-71.

CUNHA, Luiz Antônio. Avaliação universitária na América Latina. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.) A reinvenção do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999. p. 143-166.

CUNHA, Luiz Antônio. Autonomia Universitária: teoria e prática. In: VESSURI, Hebe (Comp.) Universidad e Investigación Científica: Convergencias y tensiones. Buenos Aires: CLACSO, 2006. p. 13-31.

DALE, Roger. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação e Sociedade, v.31, n.113, p. 1099-1120. 2011.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação, Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo: Editora Cortez, 2003.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação ética e política em função da educação como direito público ou como mercadoria? Educação e Sociedade, v.25, n. 88, p. 703-725, out. 2004.

DOURADO, Luiz Fernandes; CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira. Transformações Recentes e Debates Atuais no Campo da Educação Superior no Brasil. In: _______. (Orgs.). Políticas e gestão da educação superior. São Paulo: Xamã / Goiânia: Alternativa, 2003. p. 17-30.

DUARTE, Adriana. Tendências das Reformas Educacionais na América Latina para a Educação Básica nas décadas de 1980 e 1990. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes et al.. Reformas Educacionais no Brasil: Democratização e qualidade da escola pública. Belo Horizonte: Maza Edições, 2010. p. 161-185.

DUARTE, Adriana. Políticas educacionais e trabalho docente na atualidade. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana (Orgs.) (2011), Políticas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p.161-182.

DUPRIEZ, Vincent. Autonomia dos Estabelecimentos. In: VAN ZANTEN, Agnes (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. p. 60-62.

DUTERCQ, Yves. Administração da Educação. In: VAN ZANTEN, Agnes (coord.) Dicionário de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. p. 21- 25.

ELLIOTT, John. La reforma educativa en el Estado Evaluador. Perspectivas, v. XXXII, n 3, p. 1-20. Septiembre, 2002.

ENDERS, Jürgen; VAN VUGHT, Frans (Eds.) Towards a cartography of higher education policy change. A Festschrift in Honour of Guy Neave. Enschede: University of Twente, Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), 2007.

GREEN, Andy (2011). Estado e Educação. In: VAN ZANTEN, Agnes (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. p. 364-369.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KRAWCZYK, Nora; VIEIRA, Vera Lúcia. Uma perspectiva histórico-sociológica da Reforma Educacional na América Latina. Argentina, Brasil, Chile e México nos anos 1990. 2 ed. Brasília/DF: Liberlivro, 2002.

MAROY, Christian. Em direção a uma regulação pós-burocrática dos sistemas de ensino na Europa? In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana (Orgs.). Políticas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011b. p. 19-46.

MAROY, Christian, Regulação dos Sistemas Educacionais. In: VAN ZANTEN, Agnes (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011b. p. 688-693.

NEAVE, Guy. On the cultivation of quality, efficiency and enterprise: An overview of recent trends in higher education in Western Europe, 1986-1988. European Journal of Education, v 23, n 1/2, p. 7-23. 1988.

NEAVE, Guy. Reconsideración del estado evaluador. In: NEAVE, Guy, Educación superior: historia y política. Estudios comparativos sobre la universidad contemporánea, Barcelona, Gedisa, 2001. p. 211-242.

NEAVE, Guy; VAN VUGHT, Frans. (Comps.). Prometeo Encadenado. Estado y Educación Superior en Europa. Barcelona: Gedisa Editorial, 1993.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação das Políticas Educacionais na América Latina e os Trabalhadores Docentes. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, Especial, p. 753-775, out. 2005.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana (Orgs.). Políticas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 71-90.

OLIVEIRA, João Ferreira de; FONSECA, Marília; AMARAL, Nelson Cardoso. Avaliação, desenvolvimento institucional e qualidade do trabalho acadêmico, Educar em Revista, n. 28, p. 71-87. 2006.

PALHARINI, Francisco de Assis.Revista Avaliação: pólo de resistência da avaliação institucional autônoma e democrática. In: MANCEBO, Deise; FAVERO, Maria de Lourdes (Orgs.) Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. Perdizes/SP: Cortez Editora, 2004. p. 189-210.

PONS, Xavier. Avaliação das Políticas Educativas. In: VAN ZANTEN, Agnes (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. p. 74-77.

QUEIROZ, Kelli Consuelo Almeida de Lima. Eu avalio, tu avalias, nós nos avaliamos? Uma experiência proposta pelo Sinaes. Campinas/SP: Autores Associados, 2011.

SOUSA, José Vieira de. Educação Superior no Brasil: Expansão, Avaliação e Tendências na Formação de Professor. In: CUNHA, Célio da; SOUSA, José Vieira de; SILVA, Maria Abádia da (Orgs.) Políticas Públicas de Educação na América Latina:lições aprendidas e desafios. Campinas/SP: Autores Associados, 2011. p. 193-240.

SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian. Possíveis Impactos das Políticas de Avaliação no Currículo Escolar. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 175-190, jul. 2003.

SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian.; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Políticas de Avaliação da Educação e Quase Mercado no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84, p. 873-895, set. 2003.

VACCAREZZA, Leonardo Silvio. Autonomía universitaria, reformas y transformación social. In: VESSURI, Hebe (Comp.) Universidad e Investigación Científica: Convergencias y tensiones. Buenos Aires: CLACSO, 2006. p. 33-49.

VAN ZANTEN, Agnes. Políticas Educativas. In: VAN ZANTEN, Agnes (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. p. 640-645.

YANNOULAS, Silvia; SOUZA, Camila Rosa; ASSIS, Samuel Gabriel. Políticas Educacionais e o Estado Avaliador: uma relação conflitante. Sociedade em Debate, v. 15, n. 2, p. 55-68, jul-dez. 2009.

Downloads

Publicado

02.05.2013

Como Citar

Yannoulas, S. C., & Oliveira, T. S. de. (2013). Avatares de Prometeu: duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais. Linhas Crí­ticas, 19(38), 71–88. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4086

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em educação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.