Presença e pegadas de Paulo Freire no Distrito Federal: uma primeira aproximação

Autores

  • Erlando da Silva Rêses Universidade de Brasília - UnB
  • Maria Clarisse Vieira Universidade de Brasília - UnB
  • Renato Hilário dos Reis Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4002

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Formação de Professores, Educação libertadora-emancipadora, Brasília

Resumo

O artigo analisa a presença e as pegadas de Paulo Freire no Distrito Federal. Por meio de pesquisa histórica e da análise documental, o texto busca os registros e os indícios documentais que evidenciam a atuação e a influência desse educador no DF. O artigo está organizado de forma cronológica e analisa, sobretudo, três diferentes momentos, nos quais o educador esteve no Distrito Federal: o início dos anos 1960 e as décadas de 1980 e 1990. Destaca-se ainda, brevemente, a atualidade da influência do seu pensamento. Ao mesmo tempo em que investiga as “pegadas” do educador, o texto mostra como as concepções de Paulo Freire foram incorporando-se à prática educativa e à formação de educadores, alimentando sonhos e projetos de construção de uma sociedade democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erlando da Silva Rêses, Universidade de Brasília - UnB

Erlando da Silva Rêses é doutor em Sociologia da Educação e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto da Faculdade de Educação (FE) da UnB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Coordenador do Centro de Memória Viva- Referência e Documentação em Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do DF e do projeto FORMANCIPA. Publicação recente: RÊSES, Erlando da Silva. Análise do Eixo Trabalho nas Políticas Públicas de Educação: avanços e desafios”. In: CUNHA, Célio; SOUSA, José Vieira de e SILVA, Maria Abádia da. Avaliação de Políticas Públicas de Educação. Curitiba: Editora Progressiva, 2012.

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília - UnB

Maria Clarisse Vieira é doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. É professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando nos seguintes temas: didática, formação de professores e educação de jovens e adultos.

Renato Hilário dos Reis, Universidade de Brasília - UnB

Renato Hilário dos Reis é doutor em Educação, Linguagem, Conhecimento e Arte pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais - Genpex. Eixo de Pesquisa: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano de Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos na perspectiva histórico-cultural. Publicação recente: A Constituição do Ser Humano: amor-poder-saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. Natural de Pedro Leopoldo-MG.

Referências

ALMEIDA, Ivonete Santiago. Projeto pró-lei orgânica do Distrito Federal: uma breve memória, 1990-1992. Brasília: Universidade de Brasília. Decanato de Extensão, 1993. 371p.

ANGELIM, Maria Luiza Pereira. Extensão como Espaço de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, SECAD/MEC/UNESCO, 2006.

ANGELIM, Maria Luiza Pereira. Laura Maria; COUTINHO, Laura Maria e MENDONÇA, Erasto Fortes. Implicações Políticas da Pedagogia do Oprimido. In: Revista SINPRO-Educação. 2. ed. Out. 1990.

AZEVEDO, A. A. Paulo Freire na UnB. In: Jornal In Pacto. Ano I, n. 2, jun. 1990.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte Ciência, 1998.

BARRETO, José Carlos. Dois alfabetizadores de adultos antes do golpe de 1964. São Paulo: 1992. Mimeografado.

COUTINHO, Laura Maria. Videoteipe: ver e rever a educação. Dissertação (Mestrado em Educação). Brasília: Faculdade de Educação da UNB, 1988.

COUTINHO, Laura Maria (Org.). Amílcar Cabral - o pedagogo da revolução. Palestra de Paulo Freire proferida em 8 de novembro de 1985 na FE/UnB. Brasília: FE/UNB, 1988. Mimeografado.

DUARTE, Maria de Souza A educação pela arte: o caso garagem. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

_______. Mitificação, o fantasma que mete medo a Paulo Freire. Brasília, Correio Braziliense, domingo, 24 out. 1982.

FREIRE, Paulo BRANDÃO, Carlos Rodrigues SAVIANI, Dermeval; GADOTTI, Moacir. Partidos dos Trabalhadores - Educação. Brasília, Núcleo dos Professores PT-DF, s/d. Mimeografado.

FREIRE, Paulo et al. Paulo Freire: o Educador Brasileiro Cidadão do Mundo. Brasília: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). Em tese. Vol. 4.1, de 31 out. 1997.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA (FUB). Assessoria de Planejamento (Org.). Relatório de Atividades da Universidade de Brasília ”“ 1990/1993. Brasília, 1993.

GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire - uma bibliografia. São Paulo. Cortez. Editora/UNESCO/Instituto Paulo Freire, 1996.

GRUPO DE TRABALHO PRÓ-ALFABETIZAÇÃO DO DF/FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO DF. Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/>. Acesso em: LIMA. Venício Artur de. Bibliografia de Paulo Freire. Brasília, ago. 1980. Mimeografado.

_______. Comunicação e Cultura: as idéias de Paulo Freire. Prefácio de Ana Maria Freire. 2. ed. rev. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Fundação Perseu Abramo, 2011.

REIS, Renato Hilário dos. A constituição do sujeito político, epistemológico e amoroso na alfabetização de jovens e adultos. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas. 2000.

_______. A constituição do ser humano: amor-poder-saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.

REIS, Renato Hilário et. al. Formação de Educadores de Jovens e Adultos na Educação Popular: experiências e desafios no Distrito Federal e Entorno. In: Formação de Educadores de Educação de Jovens e Adultos. Anais do III Seminário Nacional de Formação de Educadores de Educação de Jovens e Adultos.

OLIVEIRA, Everton Ferrer de; LOCH, Jussara Margareth de Paula, e AGUIAR, Raimundo Helvécio Almeida (Orgs). Porto Alegre: Deriva, 2011.

ROURE, Wasny de. Paulo Freire, simplicidade e genialidade na defesa dos oprimidos.Discurso proferido na sessão solene de outorga do Título de Cidadão Honorário de Brasília post mortem ao Educador Paulo Freire, em 8 nov. 1997. Mimeografado.

SOUZA, Amaralina Miranda de; FIORENTINI, Leda Maria Rangearo; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão. Ensino Superior a Distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.

TELES, Lúcio Interatividade e criatividade na disciplina Dançando no Ciberespaço: criando com o corpo virtual.” Conferência ANPED, Cuiabá, Junho 2006.

UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA/FACULDADE DE EDUCAÇÃO (UnB/FE). Projeto do Centro de Memória Viva ”“ Referência e Documentação em Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do DF. Brasília: mar. 2010. Mimeografado.

VIEIRA, Maria Clarisse. Memória, história e experiência: trajetórias de educadores de jovens e adultos no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

Downloads

Publicado

10.09.2012

Como Citar

Rêses, E. da S., Vieira, M. C., & Reis, R. H. dos. (2012). Presença e pegadas de Paulo Freire no Distrito Federal: uma primeira aproximação. Linhas Crí­ticas, 18(37), 529–550. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4002

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.