A constituição dos saberes docentes

investigação com professores bacharéis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138487

Palavras-chave:

Docência, Formação de professores, Ensino superior

Resumo

O artigo analisa a docência no ensino superior e objetiva compreender a constituição dos saberes de professores que trabalham em um curso de bacharelado de uma instituição pública. Teve como principais pressupostos teóricos: Tardif (2014), Gauthier et al. (2013), Pacheco (2019), Cunha (2010), dentre outros. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com nove professores. Como resultados, observou-se que a constituição dos saberes docentes percorreu os caminhos das histórias de vida dos sujeitos e as experiências durante a formação e atuação profissional no ensino superior, em vivências com os pares, discentes, gestão do curso, estudos e formações.

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Biografia do Autor

Mayara Alves Loiola Pacheco, Prefeitura Municipal de Pacatuba, Ceará, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2020). Professora efetiva na Secretaria da Educação, Esporte e Juventude do Município de Pacatuba, Ceará. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). E-mail: mayara.loiola@aluno.uece.br

Maria de Lourdes da Silva Neta , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). E-mail lourdes.neta@ifce.edu.br

Antônio Germano Magalhães Júnior, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Professor da Universidade Estadual do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, formação de professores, avaliação e educação a distância. E-mail: germano.junior@uece.br

Thaís de Sousa Florêncio, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Diretora de Mulheres na Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). E-mail: thaissousaf@hotmail.com

Alice Maria Correia Pequeno, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2020). Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: alicepequeno@gmail.com

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Publicado

26.08.2021

Como Citar

Pacheco, M. A. L., Silva Neta, M. de L. da, Magalhães Júnior, A. G., Florêncio, T. de S., & Pequeno, A. M. C. (2021). A constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéis. Linhas Crí­ticas, 27, e38487. https://doi.org/10.26512/lc27202138487

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