A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3668

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação emancipadora, Práxis

Resumo

O presente trabalho discute a formação de professores a partir dos pressupostos da educação emancipadora em Marx e Gramsci. Baseia-se na necessidade de se pensara formação docente como esfera privilegiada de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano. Como concretização desta proposta, argumenta em favor da superação de um modelo de formação pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática. Busca, ainda, investigar e compreenderas concepções e práticas propostas nos projetos de formação desde a década de1990, com a intencionalidade de, a partir daí, estruturar uma contraproposta na perspectiva da emancipação. O trabalho é fruto de reflexões de diferentes pesquisas que têm como objeto a relação teoria e prática na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, é professora adjunta do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Formação de Professores e produção do conhecimento científico (pesquisa). Coordena o GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos e atualmente também desempenha a função de coordenadora do curso de Pedagogia na instituição.

Referências

ANFOPE. Documentos Finais dos V, VI, VII, VIII, IX, X e XI Encontros Nacionais da Associação Nacionalpela Formação dos Profissionais da Educação. Brasília, de 1990 a 2002.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo dotrabalho. 8. ed. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2002.

APPLE, Michael. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoria crítica de la enseñanza: la investigacion-acción en la formacióndel professorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

ELLIOT, John. La investigación-acción en educación. Madri: Morata, 1990.

ENGUITA, Mariano. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. In: Teoria eeducaçao, Porto Alegre, n. 4, 1991.

GERALDI Corinta Maria Grisiola; FIORENTINI Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (Org.) Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.

GIROUX, Henry. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem.Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, v. 2.

______. A concepção dialética da História. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund; HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos.Trad. Zeljiko Loparic; Andréa Maria Altino de Campo Loparic. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 313-343.(Coleção Os pensadores).

KOSIK, Kosik. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1976.

MARX, Karl; ENGELS, Frederich. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach.São Paulo: Moraes, 1984.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1979.

______.O Capital: crítica da Economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (v. 1, Livro primeiro: Oprocesso de produção do capital)

______. O questionário de 1880. Anexo I. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária. São Paulo: Polis, 1980.

MIRANDA, Marília Gouveia de. Pedagogias, psicologias e reforma educacional. In: DUARTE, Newton.(Org.) Sobre o construtivismo:contribuição a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados, 2000.(Coleção Polêmicas de nosso tempo: 77).

RIOS, Terezinha Azêredo. Ética e competência. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. RevistaBrasileira de Educação, v. 2, n. 34, p. 94-103. 2007.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: Teorias da educação; Curvatura da vara; Onze teses sobre educação e política. 5. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1984.

______.Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações.6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.(Coleção Polêmicas do nosso tempo; v. 40).

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem.Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñaza. Madrid: Morata, 1987.

______. Investigación y desarrollo del curriculum. 4. ed. Madrid: Morata, 2003VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente.Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

______. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores:idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

26.07.2011

Como Citar

Silva, K. A. C. P. C. da. (2011). A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Crí­ticas, 17(32), 13–32. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3668

Edição

Seção

Dossiê: Docência, Formação e Gestão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.