A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3668

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação emancipadora, Práxis

Resumo

O presente trabalho discute a formação de professores a partir dos pressupostos da educação emancipadora em Marx e Gramsci. Baseia-se na necessidade de se pensara formação docente como esfera privilegiada de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano. Como concretização desta proposta, argumenta em favor da superação de um modelo de formação pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática. Busca, ainda, investigar e compreenderas concepções e práticas propostas nos projetos de formação desde a década de1990, com a intencionalidade de, a partir daí, estruturar uma contraproposta na perspectiva da emancipação. O trabalho é fruto de reflexões de diferentes pesquisas que têm como objeto a relação teoria e prática na formação de professores.

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Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, é professora adjunta do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Formação de Professores e produção do conhecimento científico (pesquisa). Coordena o GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos e atualmente também desempenha a função de coordenadora do curso de Pedagogia na instituição.

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Publicado

26.07.2011

Como Citar

Silva, K. A. C. P. C. da. (2011). A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Crí­ticas, 17(32), 13–32. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3668

Edição

Seção

Dossiê: Docência, Formação e Gestão

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