Dispositivos de accountability

efeitos sobre escolas públicas de ensino médio de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36450

Palavras-chave:

Política educacional, Dispositivos de accountability, Instituições de educação básica, Rede estadual de ensino de Pernambuco

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar os efeitos dos dispositivos de accountability (avaliação, prestação de contas e responsabilização) sobre escolas públicas de ensino médio pertencentes à rede estadual de Pernambuco. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no ensino médio. Os resultados da pesquisa demonstram que, no Estado de Pernambuco, os dispositivos de accountability têm acarretado efeitos como práticas de gaming, assim como cobrança e regulação via resultados das avaliações, indelevelmente, em relação ao trabalho docente.

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Biografia do Autor

Camila Regina Rostirola, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2020). Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Desenvolve pesquisas sobre políticas públicas, enfocando, principalmente, políticas de avaliação e responsabilização da educação básica. E-mail: camila.rostirola@unoesc.edu.br

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Arquivos adicionais

Publicado

19.05.2021

Como Citar

Rostirola, C. R. (2021). Dispositivos de accountability: efeitos sobre escolas públicas de ensino médio de Pernambuco. Linhas Crí­ticas, 27, e36450. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36450

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