Uma análise benjaminiana da entrevista narrativa com professores

retomando a experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36158

Palavras-chave:

Educação, Narrativa, Saber da experiência, Constituição do sujeito professor

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir da entrevista narrativa de dois professores da área de linguagens do Instituto Federal de São Paulo, como estes retomam o saber da experiência a partir da narração de suas histórias de vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para isso, pautamo-nos na filosofia de Walter Benjamin sobre a experiência expropriada e utilizamos as considerações do método (auto)biográfico para produção dos dados. Nossas análises ressaltam que o ato de narrar possibilitou a eles a percepção de si e do outro no processo de constituição docente, bem como a significância dos saberes advindos da experiência.

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Biografia do Autor

André Plez, Universidade São Francisco e Instituto Federal de São Paulo, Brasil

Mestre em linguística pela Universidade de Franca (2015). Doutorando em educação pela Universidade São Francisco e pela Universidad de Granada (Cotutela). Professor adjunto do Instituto Federal de São Paulo. Membro dos grupos de pesquisa ALTER-LEGE (USF) e TCTCLAE - Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (CNPq/USF). E-mail: andreplez@gmail.com

Milena Moretto, Universidade São Francisco, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (USF) (2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da USF. Participa do grupo de pesquisa Relações de ensino e trabalho docente e é vice-líder do grupo ALTER-LEGE/USF. E-mail: milena.moretto@yahoo.com.br

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Arquivos adicionais

Publicado

22.04.2021

Como Citar

Plez Silva, A., & Moretto, M. (2021). Uma análise benjaminiana da entrevista narrativa com professores: retomando a experiência. Linhas Crí­ticas, 27, e36158. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36158

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