Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas

Autores

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa ”“ UEPG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

Palavras-chave:

Formação de professores;, Professores iniciantes;, Desenvolvimento profissional;, Abordagem qualitativa;, Materialismo histórico-dialético

Resumo

O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa ”“ UEPG

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2004). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ”“ PUCPR. Professora Assistente do Departamento de Educação da UEPG ”“ PR.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 11-24, 2006.

BERNARDO, João. Economia dos conflitos sociais.São Paulo: Cortez, 1991.

BOLÃVAR, Antonio (Org.). Profissão professor:o itinerário profissional e a construção da escola. Trad.: Gilson C. Cardoso de Souza. Bauru: Edusc, 2002.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

GATTI, Bernadete Angelina. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 25-35, 2006.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1995. p. 31-61.

MARCELO GARCÃA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed., 1999.

MARIANO, André Luis Sena. A Pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional:algumas características. 2005. Disponível em <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 11 jul. 2007.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Princípios didáticos na ação docente: conhecimento como expressão da ação docente. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 43-57.

MARX, Karl. O Capital: livro 1. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

31.12.2009

Como Citar

Papi, S. de O. G. (2009). Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas. Linhas Crí­ticas, 15(29), 251–269. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

Edição

Seção

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.