Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas

Autores

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa ”“ UEPG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

Palavras-chave:

Formação de professores;, Professores iniciantes;, Desenvolvimento profissional;, Abordagem qualitativa;, Materialismo histórico-dialético

Resumo

O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.

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Biografia do Autor

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa ”“ UEPG

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2004). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ”“ PUCPR. Professora Assistente do Departamento de Educação da UEPG ”“ PR.

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Publicado

31.12.2009

Como Citar

Papi, S. de O. G. (2009). Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas. Linhas Crí­ticas, 15(29), 251–269. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

Edição

Seção

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

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