Maria Montessori e seu método

Authors

  • Magda Suely Pereira Costa Universidade Estadual do Tocantins, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2914

Keywords:

Educação do Homem Consciente Linha;, Materiais pedagógicos;, Montessori

Abstract

Neste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil.   

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2002-12-31

How to Cite

Costa, M. S. P. (2002). Maria Montessori e seu método. Linhas Críticas, 7(13), 305–320. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2914

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.