Maria Montessori e seu método

Autores/as

  • Magda Suely Pereira Costa Universidade Estadual do Tocantins, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2914

Palabras clave:

Educação do Homem Consciente Linha;, Materiais pedagógicos;, Montessori

Resumen

Neste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2002-12-31

Cómo citar

Costa, M. S. P. (2002). Maria Montessori e seu método. Linhas Críticas, 7(13), 305–320. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2914

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.