Escolas-parque de Brasília

diálogos com a produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26429

Palavras-chave:

Educação, Infância, Revisão de Literatura, Escola-parque, Brasília

Resumo

As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no plano de construções escolares de Brasília. Em parceria com as escolas-classe, oportunizam atividades complementares de caráter recreativo e artístico. Este trabalho analisa produções acadêmicas, buscando identificar tendências das pesquisas sobre as escolas-parque. Identificamos 26 trabalhos, desde a sua fundação, em 1960, até 2017, sendo que a Universidade de Brasília se destaca entre as instituições que apoiaram as mesmas. De acordo com o mapeamento realizado, as produções envolveram temáticas diversas, como artes e suas linguagens, sistema educacional do Distrito Federal, educação do corpo, arquitetura escolar, educação e tecnologia, bem como de caráter multidisciplinar.

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Biografia do Autor

Tayanne da Costa Freitas, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Educação (FE/UnB, Brasil), Professora de educação física na SEEDF e Membro do Imagem - Grupo de pesquisa sobre corpo e educação - FEF/UnB. E-mail: prof.tayanne@gmail.com

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília, Brasil

Professora titular da Universidade de Brasília. Pós-Doutorado (UNICAMP, Brasil). Doutorado em Educação (UFSC, Brasil).  Líder do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação - FEF/UnB. E-mail: ingridwiggers@gmail.com

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Publicado

25.08.2020

Como Citar

da Costa Freitas, T., & Wiggers, I. D. (2020). Escolas-parque de Brasília: diálogos com a produção acadêmica. Linhas Crí­ticas, 26, e26429. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26429