La formación de jueces electorales en la visión de formadores y magistrados
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347147Palabras clave:
Formación de formadores, Enseñanza, Enfam, Formación de juecesResumen
Este artículo se guía por la pregunta: ¿Cuál es la visión de los formadores de jueces electorales sobre su formación para la docencia y su desempeño, y la visión de los jueces electorales, que pasaron por el proceso de formación propuesto por la Enfam? Se aplicó un cuestionario a los formadores de magistrados electorales de Minas Gerais, diecisiete, y un cuestionario a once jueces electorales. En resumen, aunque la mayoría de los formadores no tienen formación pedagógica, se dan cuenta de la importancia de los aspectos didáctico-pedagógicos, por lo que los cursos de formación de magistrados contribuyen a la práctica profesional de estos jueces.
Descargas
Citas
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (2009). Resolução n.º 75/2009 (Dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional.) Conselho Nacional de Justiça (CNJ). https://atos.cnj.jus.br/files/compilado2220432023041264372ebbd4a49.pdf
Brasil. (2016). Resolução n.º 2/2016 (Dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores). Superior Tribunal de Justiça (STJ). https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/102269
Brasil. (2017). Resolução n.º 7/2017 (Diretrizes Pedagógicas da Enfam). Superior Tribunal de Justiça (STJ). https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/116264
Brasil. (2018). Resolução nº 05/2018 (Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências) Conselho Nacional de Educação (CNE). http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104111-rces005-18/file.
Brasil. (2019). Resolução n. 7 de 8 de agosto de 2019 (Aprova o Projeto Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira). Superior Tribunal de Justiça (STJ). https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/133159
Brasil. (2021). Ofício circular n.º 2/2021 (Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual). Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). (2017a). Diretrizes Pedagógicas (Texto Principal). https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2017/12/Res_7_Enfam_2017_Diretrizes_Pedagogicas_Enfam-_Texto_-Principal.pdf
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). (2017b). Apresentação sistematizada das Diretrizes Pedagógicas (Apêndice A). https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2017/12/Res_7_2017_Enfam_Diretrizes_Pedagogicas_Enfam_-Apendice_A.pdf
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). (2019). Projeto de Desenvolvimento institucional 2019-2023 (Diretrizes gerais para realizar e orientar a formação e o aperfeiçoamento de magistrados -Justiça Federal e Estadual). https://www.Enfam.jus.br/wp-content/uploads/2019/10/Projeto_pedagogico_institucional.pdf
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Edição Especial, 183-196. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010
Libâneo, J. C. (2012). Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em Didática. Em J. C. Libâneo, & N. Alves. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo (pp. 35-60). Cortez.
Mizukami, M. da G. N. (2004). Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, 29(2), pp. 33-50. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838
Oliveira, M. da S. (2014). Formação docente no âmbito da magistratura: um debate curricular. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UNB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/17066
Oliveira, M. S., Cordeiro, K. A. C. P, Garani, S. R., Machado, L. C., Souza, M. E., & Veiga, M. R. M. (2015). Planejamento de ensino no contexto da magistratura: fundamentos e práticas pedagógicas. Enfam.
Shulman, L. (1986). Those who understand knowledge growth in teaching. Educational Research, 15(2), 4-14. https://doi.org/10.2307/1175860
Tardif, M. (2018). Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Em M. Tardif. Saberes docentes e formação profissional. Vozes.
Veiga, I. P. A., & Fernandes, R. C. de A. (2020). Por uma didática da educação superior. Autores Associados.
Vigotski, L. S. (1997). Obras Escogidas. T. II (pp. 181-285). Visor.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alcineia Suely de Sales, Marilene Ribeiro Resende
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.