A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Faculdade de Educação - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor reflexivo/pesquisador, Pesquisa, Trabalho docente

Resumo

Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.

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Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Faculdade de Educação - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Administração e Planejamento (PAD) da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

Silva, K. A. C. P. C. da. (2016). A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Crí­ticas, 21(46), 565–583. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641

Edição

Seção

Dossiê 2015: Formação de Professores: propostas e concepções

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