A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Faculdade de Educação - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor reflexivo/pesquisador, Pesquisa, Trabalho docente

Resumo

Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Faculdade de Educação - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Administração e Planejamento (PAD) da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação.

Referências

ANDRÉ M. (org.) O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4 ed. Campinas: Papirus, 2005.

ANFOPE. Documentos Finais dos V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XII, XIV Encontros Nacionais da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Brasília, de 1990 a 2014.

ARCE, Alessandra. Compre o Kit neoliberal para a educação Infantil e ganhe grátis dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação e Sociedade. v. 22, n. 74, abr. 2001.

CARR, Wilfrd e KEMMIS, Stephen. Teoria crítica de la enseñanza: la investigacion-acciónen la formaión del professorado. Barcelona: Martinez Roca, 2001.

CASTRO, Cláudio e CARNOY, Martin. Como anda a reforma da educação na América Latina. Rio de Janeiro. Fundação Getúlio Vargas, 1997.

CODO, Wanderley. Educação ”“ Carinho e Trabalho. 3 ed. São Paulo: Vozes, 2002.

DEWEY, John. Como pensamos ”“ como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. 3 ed. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1933.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica à s apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

ELLIOT, J. Recolando a pesquisa-ação em seu lugar próprio e original. In: GERALDI, Corinta M.G., FIORENTINI, Dario e PEREIRA, Elisabete M de A (orgs). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras-ALB, 1998.

FREITAS, Luís Carlos de. Neotecnicismo e formação do educador. In: ALVES, Nilda (org.). Formação de professores, pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1998.

FREITAS, Luís Carlos de. Uma pós-modernidade de Libertação: reconstruindo as esperanças. Campinas, SP: Autores Associados. 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 1984.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. 2. ed. São Paulo:Cortez, 1996.

GERALDI, Corinta Maria Grisola, FIORENTINI Dario; PEREIRA, Elisabete M. Aguiar (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas-SP: ALB, 1998.

GIROUX. Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GRAMSCI A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. v. 1. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinnho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1976.

LEWIN, Kurt. Psycologie dynamique. Les relations humanies. Paris: PUF, 1946.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira; revisão técnica de Paolo Nosella; prefácio de Demerval Saviani. 3. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 2000.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: teses sobre Feurbach. São Paulo: Moraes, 1984.

NÓVOA. António. (org.). Os professores e sua formação. 3 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

OLIVEIRA, Betty Antunes de. O trabalho educativo: reflexões sobre paradigmas eproblemas do pensamento pedagógico brasileiro. Campinas-SP: Autores Associados,1996.

PERRENOUD, P. et all ( org) Formando professores profissionais. Quais Estratégias? Quais Competências?. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

RENAUT, A. O Indivíduo: reflexões acerca da filosofia do sujeito. Rio de Janeiro: Difel, 1998.

SACRISTÁN, J. Gimeno e GÓMEZ, A. L. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SHON, Donald. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

STENHOUSE, L. la investigación como base de la enseñaza. 2ed. Madri: Morata, 1987.

STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. 4 ed. Madrid: Morata, 2003.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZARAGOZA, Jose Manuel Esteve. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos Professores. São Paulo: Edusc, 1999.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

05.02.2016

Como Citar

Silva, K. A. C. P. C. da. (2016). A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Crí­ticas, 21(46), 565–583. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641

Edição

Seção

Dossiê 2015: Formação de Professores: propostas e concepções

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.