Estudios de postgrado en ciencia, tecnología y sociedad: una propuesta inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4549Palabras clave:
Estudios sobre ciencia;, Tecnología y sociedad;, Enseñanza de postgrado;, Inclusión social;, Economía solidaria;, Adecuación sociotécnicaResumen
El éxito de las políticas de inclusión social hará explícitas las necesidades materiales cuya satisfacción exige soluciones tecnocientíficas originales para la producción de bienes y servicios en cantidad y calidad inusitadas. Políticas públicas de diferente naturaleza tendrán que ser elaboradas para aprovechar la oportunidad de organizar su producción y circulación a través de la investigación y la difusión de conocimiento tecnocientífico adecuado para transformar la inclusión social en una vía alternativa de desarrollo. La propuesta de la Adecuación Sociotécnica para rediseñar la tecnología convencional (operados por empresas privadas) y desarrollar Tecnología Social es un vector cognitivo para enfrentar este desafío. Para eso se requiere la formación de profesionales e implantar un curso de postgrado en Estudios sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad, como elemento esencial.
Descargas
Citas
BIJKER, Wiebe. Of bicycles, bakelites, and bulbs: toward a theory of sociotechnical change. Massachusetts: The MIT Press, 1995.
BIJKER, Wiebe; HUGHES, Thomas; PINCH, Trevor. The social construction of technological systems. Massachusetts: The MIT Press, 1989.
BLOOR, David. Knowledge and Social Imagery, 2ndedn. Chicago: University of Chicago Press, 1991/1976.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010) Censo Nacional.: Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 20 maio 2014.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica e Social. Comunicado do Ipea no. 111. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/comunicado/110915_comunicadoipea111.pdf>. Acesso em: 20 maio 2014.
BRASIL. MCTI ”“ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Plano de Ação 2007”“2010. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0021/21439.pdf>. Acesso em: 20 maio 2014.
DAGNINO, Renato. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociencia. Campinas: Editora Unicamp, 2008.
_______Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas. Eduepb e Insular. Florianópolis, 2014.
_______.Trabalho para orientação do Painel Sociedade do Conhecimento e Educação Superior do Fórum Latino-americano de Educação Superior. Foz do Iguaçu, 17 a 18 de novembro de 2014a.
DAGNINO, Renato; THOMAS, Hernan; DAVYT, Amilcar. El pensamiento en Ciencia, tecnología y sociedad en América Latina: una interpretación política de su trayectoria, REDES, v.3, n.7. 1996.
FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. Oxford: Oxford University Press, 2002.
HERRERA, Amilcar ‘Los determinantes sociales de la política científica em América Latina. Política científica explícita y política científica implícita’. In: SABATO, Jorge. El pensamiento latinoamericano en la problemática ciencia ”“ tecnologia ”“ desarrollo ”“ dependencia. Buenos Aires: Paidós, 1975.
LEWIS, William Arthur. The theory of economic growth. London: Taylor and Francis, 2003.
ROSTOW, Walt Whitman. The stages of economic growth: a non-communist manifesto. Cambridge University Press, 1960.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
