Reconocimiento y progreso moral: contribuciones de la concepción de modernidad de Honneth para la idea de formación humana
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4127Palabras clave:
Progreso moral, Reconocimiento, Modernidad, Contradicciones paradójicas, FormaciónResumen
En este trabajo se estudia la concepción del progreso moral presente en la teoría del reconocimiento honnethiana buscando extraer de ella contribuciones para la idea de formación humana. Para hacer realidad esa intención, se busca mostrar de qué manera ocurre, con la modernidad, una evolución en cada una de las esferas del reconocimiento y cómo tal evolución puede ser leída como progreso moral. Ese paso ayuda a explicar, entonces, los principios que apoyan la idea de progreso moral para, al final, situar, bajo la luz de la teoría del reconocimiento de Honneth, algunas cuestiones e indicativos para la formación humana, a partir del contraste entre los conceptos de progreso moral y de contradicciones paradójicas.
Descargas
Citas
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. Le nouvel esprit du capitalisme. Paris: Gallimard, 1999.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010.
HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. 2ed. São Paulo: Brasilense, 1990.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
HONNETH, Axel. Redistribution as recognition: a response to Nancy Fraser. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition. Londres/Nova York: Verso, 2003b. p. 110-197.
HONNETH, Axel. The point of recognition: a rejoinder to the rejoinder. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition. Londres/NY: Verso, 2003c. p. 237-267.
HONNETH, Axel. Une pathologie sociale de la raison. Sur l Ìhéritage intellectuel de la théorie critique. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006a (p.101-130).
HONNETH, Axel. La reconnaissance comme ideologie. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006b (p.245-274).
HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Les paradoxes du capitalisme: un programme de recherche. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006c (p.275-303).
HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Capitalisme et réalisation de soi: les paradoxes de l’individuation In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006d (p.305-323).
HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Reificación: un estudio en la teoria del reconocimiento. Buenos Aires: Katz, 2007.
HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Das Recht der Freiheit, Berlin: Suhrkamp Verlag, 2011.
MUHL, Eldon Henrique. Cultura empresarial e formação docente. In: CENCI, Angelo Vitório; FAVERO, Altair Alberto; TROMBETTA, Gerson Luis. Universidade, filosofia e cultura. Passo Fundo: UPF editora, 2009.
NOBRE, Marcos. Introdução. In: HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
SGRÓ, Margarita. Educação pós-filosofia da história: racionalidade e emancipação. São Paulo: Cortez, 2007.
SIMMEL, Georg. Les grandes villes et la vie de l Ìesprit. Paris: L ÌHerne, 2007.
TAYLOR, Charles. Ética de la autenticidad. Barcelona: Paidós, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
