Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humana
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4127Palavras-chave:
Progresso moral, Reconhecimento, Modernidade, Contradições paradoxais, FormaçãoResumo
O presente texto tematiza a concepção de progresso moral presente na teoria do reconhecimento honnethiana visando a extrair dela aportes à ideia de formação humana. Para dar conta de tal intento, procura-se mostrar em que sentido ocorre, com a modernidade, uma evolução em cada uma das esferas do reconhecimento e como tal evolução pode ser lida como progresso moral. Esse passo ajuda a explicitar, então, os princípios que dão sustentação à ideia de progresso moral para, por fim, situar, à luz da teoria do reconhecimento de Honneth, alguns questionamentos e indicativos para a formação humana a partir do contraste entre os conceitos de progresso moral e de contradições paradoxais.
Downloads
Referências
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. Le nouvel esprit du capitalisme. Paris: Gallimard, 1999.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010.
HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. 2ed. São Paulo: Brasilense, 1990.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
HONNETH, Axel. Redistribution as recognition: a response to Nancy Fraser. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition. Londres/Nova York: Verso, 2003b. p. 110-197.
HONNETH, Axel. The point of recognition: a rejoinder to the rejoinder. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition. Londres/NY: Verso, 2003c. p. 237-267.
HONNETH, Axel. Une pathologie sociale de la raison. Sur l Ìhéritage intellectuel de la théorie critique. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006a (p.101-130).
HONNETH, Axel. La reconnaissance comme ideologie. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006b (p.245-274).
HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Les paradoxes du capitalisme: un programme de recherche. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006c (p.275-303).
HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Capitalisme et réalisation de soi: les paradoxes de l’individuation In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006d (p.305-323).
HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Reificación: un estudio en la teoria del reconocimiento. Buenos Aires: Katz, 2007.
HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Das Recht der Freiheit, Berlin: Suhrkamp Verlag, 2011.
MUHL, Eldon Henrique. Cultura empresarial e formação docente. In: CENCI, Angelo Vitório; FAVERO, Altair Alberto; TROMBETTA, Gerson Luis. Universidade, filosofia e cultura. Passo Fundo: UPF editora, 2009.
NOBRE, Marcos. Introdução. In: HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
SGRÓ, Margarita. Educação pós-filosofia da história: racionalidade e emancipação. São Paulo: Cortez, 2007.
SIMMEL, Georg. Les grandes villes et la vie de l Ìesprit. Paris: L ÌHerne, 2007.
TAYLOR, Charles. Ética de la autenticidad. Barcelona: Paidós, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.