Dança e pessoas com deficiência em periódicos brasileiros da Educação Física (1979-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240833

Palavras-chave:

Dança, Deficiência, Pessoas com Deficiência, Educação, Educação Física

Resumo

Objetiva-se analisar, por meio de revisão sistemática de literatura, os significados adquiridos pela produção de conhecimento em Educação Física (EF) sobre dança e pessoas com deficiência entre 1979 e 2019. A pesquisa justifica-se por se tratar de um tema dissidente na EF, considerando que uma série de investimentos sociais e políticos no campo da inclusão tem ocorrido. Almeja-se saber quais aspectos, sobre dança e deficiência, têm gerado interesse investigativo na área da EF, com isso, 25 artigos integram a amostra descrita e analisada. Conclui-se que há baixa produção na área, em uma vertente não escolar, com maior evidência para dança e deficiência física.

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Biografia do Autor

Beatriz Gomes de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2018). Mestranda em Educação pela UFJF. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Cultura e Diferença. E-mail: biag28@gmail.com

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Cultura e Diferença. E-mail: neilfranco010.hotmail.com

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Publicado

11.04.2022

Como Citar

de Souza, B. G., & Franco, N. (2022). Dança e pessoas com deficiência em periódicos brasileiros da Educação Física (1979-2019). Linhas Crí­ticas, 28, e40833. https://doi.org/10.26512/lc28202240833

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