Planeamiento y delineamiento de experimentosprobabilísticos para la enseñanza primaria
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3845Palabras clave:
Estadística, Probabilidad, Escuela primariaResumen
Se presentan fragmentos de un proceso de aprendizaje, el aprendizaje para enseñar,y enseñar nociones de probabilidad y estadística por parte de los profesores quetrabajan en los primeros grados de la escuela primaria. Este tema se incluyó en losplanes de estudio de Brasil desde 1998, y muchos profesores que actuaban en laescuela, no tuvieron en su vida escolar y profesional un aprendizaje sistemático sobreeste tema. Una forma de contribuir con estos profesionales es la publicación deartículos científicos, sin embargo, Guimaraes et al. (2009) verificó que en el período de2001 hasta 2006 solamente fueron publicados siete artículos relacionados a estecontexto. En ese sentido, nuestra contribución se dará sobre la reflexión en el procesode experimentación y sus implicaciones en el aprendizaje.
Descargas
Citas
ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 1996, v. 53. (Coleção polêmicas do nosso tempo.)
AZCÁRATE, Pilar; CARDEÑOSO, José Maria. El lenguaje del azar. Una vision fenomelogica sobre losjuicios probabilisticos. Epsilon, n. 35, p. 165-178, 1996.
______.______. PORLÁN, Rafael. Concepciones de futuros profesores de primaria sobre la nociónde aleatoriedad. Enseñanza de las ciencias, v. 16, n. 1, p. 85-97, 1998.
BARBIN, Décio. Planejamento e Análise Estatística de Experimentos Agronômicos. Arapongas: Midas,2003.
BARRERO, Antón Labraña. Azar o casualidad?: una perspectiva cultural desde la escuela. Epsilon, n. 42,p. 449-469, 1998.
BASTOS, M.S. O livro didático nas aulas de matemática: um estudo a partir das concepções dos professores.In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais. Universidade Federal de Pernambuco, 2004.
CARVALHO, Dione Lucchesi; OLIVEIRA, Paulo César. Quatro concepções de probabilidade manifestadas por alunos ingressantes na licenciatura de matemática. [CD-ROM]. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED,25., 2002, Caxambu. Anais. Caxambu, 2002.
COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; GERALDI, João Wanderley.Educação continuada: a política da descontinuidade. Educação & Sociedade- Revista quadrimestralde Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), 1999, nº 69, p. 202-219.
GUIMARÃES, Gilda et al. A Educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais. Zetetiké, v.17,n. 32, p. 11-28, 2009.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
LÉON, Nelly. Explorando las nociones básicas de probabilidad a nivel superior. Paradigma, v. 19, n.2, p. 125-143, 1998.
LOPES, Celi Espasandin. Os desafios da educação estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In:LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag. (orgs).Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 47-64 (SérieEducação Estatística em foco).
______. CARVALHO, Carolina. Literacia estatística na educação básica. In: NACARATO, Adair Mendes;LOPES, Celi Espasandin (orgs). Escritas e Leituras na educação Matemática.Belo Horizonte:Autêntica, 2005, p. 77-92.
______. MORAN, Regina Célia Carvalho Pinto. A estatística e a probabilidade através das atividades propostas em alguns livros didáticos brasileiros recomendados para o ensino fundamental. In:CONFERÊNCIA INTERNACIONAL, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DA ESTATÃSTICA:desafios para o século XXI, 1, 1999, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC/PRESTA/IASE, 1999, p. 167-174.
MAGALHÃES, Marcos Nascimento. Probabilidade e Variáveis Aleatórias. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2006.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. (coord.) O estágio na formação compartilhada do professor: retratos de uma experiência.São Paulo: FEUSP, 1999.
NÓVOA, Antônio. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani (org). Apesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995, p. 29-41.Coleção Práxis.
OLIVEIRA, Paulo César. O processo de aprender noções de Probabilidade e suas relações no cotidiano das séries iniciais do Ensino Fundamental: uma história de parceria. Campinas-SP, 2003. Tese(Doutorado) ”“ Grupo de Pesquisa CEMPEM/PRAPEM, da Faculdade de Educação, Universidade de Campinas (UNICAMP).
PIMENTEL GOMES, Frederico. Curso de Estatística Experimental. 13. ed. São Paulo: Nobel, 1990.
SÁENZ-CASTRO, César. Materiales para la enseñanza de la teoría de probabilidades. Madrid:ediciones de la Universidad Autónoma de Madrid, 1999.
SPINILLO, Alina Galvão. Chance estimates by young children: strategies used in na ordering chancetask. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 21,Lahti, Finland, 1997. Proceedings. Lahti, Finland, 1997, v. 4, p. 182-189.
STEVENSON, William Joseph. Estatística aplicada à administração. Tradução de Alfredo Alves deFarias. São Paulo: Editora Harbra, 1981.
VESES, Eliseo Borras; CUBELLS, Magda Morata. El azar y su aprendizaje. SUMA, v. 3, p. 21-27, 1989.
VIEIRA, Sônia. Análise de Variância: ANOVA. São Paulo: Atlas, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
