Planejamento e delineamento de experimentos probabilísticos para o ensino fundamental I

Autores

  • Paulo César Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Julio César Pereira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3845

Palavras-chave:

Estatística, Probabilidade, Ensino Fundamental

Resumo

Apresentamos fragmentos de um processo de aprender, aprender a ensinar e ensinar noções de estatística e probabilidade por parte  de professoras que atuam nas séries iniciais do ensino  fundamental. Esta temática foi inserida nos currículos brasileiros a partir  de 1998, e muitos  professores em atuação não tiveram  em sua vida escolar e profissional uma  aprendizagem sistematizada desse assunto. Uma forma de contribuir com estes profissionais é a publicação de artigos científicos, porém Guimarães et al. (2009) constataram que no período  de 2001 a 2006 foram publicados apenas sete  artigos relacionados a este  contexto. Neste  sentido, nossa contribuição dar-se-á pela  reflexão  sobre  o processo de experimentação e suas implicações para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 1996, v. 53. (Coleção polêmicas do nosso tempo.)

AZCÁRATE, Pilar; CARDEÑOSO, José Maria. El lenguaje del azar. Una vision fenomelogica sobre losjuicios probabilisticos. Epsilon, n. 35, p. 165-178, 1996.

______.______. PORLÁN, Rafael. Concepciones de futuros profesores de primaria sobre la nociónde aleatoriedad. Enseñanza de las ciencias, v. 16, n. 1, p. 85-97, 1998.

BARBIN, Décio. Planejamento e Análise Estatística de Experimentos Agronômicos. Arapongas: Midas,2003.

BARRERO, Antón Labraña. Azar o casualidad?: una perspectiva cultural desde la escuela. Epsilon, n. 42,p. 449-469, 1998.

BASTOS, M.S. O livro didático nas aulas de matemática: um estudo a partir das concepções dos professores.In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais. Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

CARVALHO, Dione Lucchesi; OLIVEIRA, Paulo César. Quatro concepções de probabilidade manifestadas por alunos ingressantes na licenciatura de matemática. [CD-ROM]. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED,25., 2002, Caxambu. Anais. Caxambu, 2002.

COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; GERALDI, João Wanderley.Educação continuada: a política da descontinuidade. Educação & Sociedade- Revista quadrimestralde Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), 1999, nº 69, p. 202-219.

GUIMARÃES, Gilda et al. A Educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais. Zetetiké, v.17,n. 32, p. 11-28, 2009.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LÉON, Nelly. Explorando las nociones básicas de probabilidad a nivel superior. Paradigma, v. 19, n.2, p. 125-143, 1998.

LOPES, Celi Espasandin. Os desafios da educação estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In:LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag. (orgs).Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 47-64 (SérieEducação Estatística em foco).

______. CARVALHO, Carolina. Literacia estatística na educação básica. In: NACARATO, Adair Mendes;LOPES, Celi Espasandin (orgs). Escritas e Leituras na educação Matemática.Belo Horizonte:Autêntica, 2005, p. 77-92.

______. MORAN, Regina Célia Carvalho Pinto. A estatística e a probabilidade através das atividades propostas em alguns livros didáticos brasileiros recomendados para o ensino fundamental. In:CONFERÊNCIA INTERNACIONAL, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DA ESTATÃSTICA:desafios para o século XXI, 1, 1999, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC/PRESTA/IASE, 1999, p. 167-174.

MAGALHÃES, Marcos Nascimento. Probabilidade e Variáveis Aleatórias. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2006.

MOURA, Manoel Oriosvaldo. (coord.) O estágio na formação compartilhada do professor: retratos de uma experiência.São Paulo: FEUSP, 1999.

NÓVOA, Antônio. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani (org). Apesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995, p. 29-41.Coleção Práxis.

OLIVEIRA, Paulo César. O processo de aprender noções de Probabilidade e suas relações no cotidiano das séries iniciais do Ensino Fundamental: uma história de parceria. Campinas-SP, 2003. Tese(Doutorado) ”“ Grupo de Pesquisa CEMPEM/PRAPEM, da Faculdade de Educação, Universidade de Campinas (UNICAMP).

PIMENTEL GOMES, Frederico. Curso de Estatística Experimental. 13. ed. São Paulo: Nobel, 1990.

SÁENZ-CASTRO, César. Materiales para la enseñanza de la teoría de probabilidades. Madrid:ediciones de la Universidad Autónoma de Madrid, 1999.

SPINILLO, Alina Galvão. Chance estimates by young children: strategies used in na ordering chancetask. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 21,Lahti, Finland, 1997. Proceedings. Lahti, Finland, 1997, v. 4, p. 182-189.

STEVENSON, William Joseph. Estatística aplicada à administração. Tradução de Alfredo Alves deFarias. São Paulo: Editora Harbra, 1981.

VESES, Eliseo Borras; CUBELLS, Magda Morata. El azar y su aprendizaje. SUMA, v. 3, p. 21-27, 1989.

VIEIRA, Sônia. Análise de Variância: ANOVA. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

27.04.2012

Como Citar

Oliveira, P. C., & Pereira, J. C. (2012). Planejamento e delineamento de experimentos probabilísticos para o ensino fundamental I. Linhas Crí­ticas, 18(35), 151–170. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3845

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.