Reflexões epistemológicas sobre a extensão universitária: contribuições ao diálogo de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202236816

Palavras-chave:

Extensão universitária, Epistemologia, Diálogo de saberes

Resumo

Este artigo reflete sobre a extensão universitária como lugar de construção de conhecimentos, o que se dá por meio do encontro e diálogo entre diferentes saberes. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo descritivo, fundamentando-se na modalidade da revisão narrativa, a qual baseou-se nas obras de três autores. Nessa acepção, Freire salienta a extensão como ato dialógico de comunicação; Santos propõe a constituição de uma ecologia de saberes e; Fleuri assinala a construção de um conhecimento conversitário. Finalmente, evidencia-se pressupostos teórico-metodológicos que exprimem a relacionalidade do conhecimento, concebendo-o como fruto de um processo dialógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestre em educação pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Apoiador institucional da Escola de Saúde Pública da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR). E-mail: rsdahc@hotmail.com

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR). E-mail: pedrojosecruzpb@yahoo.com.br

Referências

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cruz, P. J. S. C., & Vasconcelos, E. M. (2017). Caminhos da aprendizagem na extensão universitária: reflexões com base em experiência na Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). Hucitec.

Fleuri, R. M. (2019). Conversidade: diálogo entre universidade e movimentos sociais. Editora do CCTA.

Freire, P. (2001). Política e educação: ensaios (5. ed.). Cortez.

Freire, P. (2011). Educação e mudança (34. ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2013). Pedagogia do oprimido (50. ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2015). Extensão ou comunicação? (17. ed.). Paz e Terra.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4. ed.). Atlas.

Gurgel, R. M. (1986). Extensão universitária: comunicação ou domesticação? Cortez; Autores Associados; UFC.

Melo Neto, J. F. (2002). Extensão universitária: bases ontológicas. Em J. F. Melo Neto (Org.). Extensão universitária: diálogos populares (pp. 7-22). UFPB.

Melo Neto, J. F. (2014). Extensão popular (2. ed.). UFPB.

Meneses, M. P., & Bidaseca, K. A. (2018). As epistemologias do sul como expressão de lutas epistemológicas e ontológicas. Em M. P. Meneses, & K. A. Bidaseca (Coord.). Epistemologías del sur (1. ed., pp. 11-21). CLACSO; Centro de Estudos Sociais. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181124092336/Epistemologias_del_sur_2018.pdf

Minayo, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde (12. ed.) Hucitec.

Rother, E. T. (2007) Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 20(2), 5-6. https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

Santos, B. S. (2004). Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Em B. S. Santos (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: ‘um discurso sobre as ciências’ revisitado (pp. 777-821). Cortez.

Santos, B. S. (2007). Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos - CEBRAP, (79), 71-94. https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004

Santos, B. S. (2008). Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. Em B. S. Santos, & N. Almeida Filho (Orgs.). A universidade no século XXI: para uma universidade nova (pp. 13-106). Almedina.

Santos, B. S. (2018). Introducción a las epistemologías del sur. Em M. P. Meneses, & K. A. Bidaseca (Coord.). Epistemologías del sur (1. ed., pp. 25-61). CLACSO; Centro de Estudos Sociais. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181124092336/Epistemologias_del_sur_2018.pdf

Santos, B. S., Araújo, S., & Baumgarten, M. (2016). As epistemologias do sul num mundo fora do mapa. Sociologias, 18(43), 14-23. https://doi.org/10.1590/15174522-018004301

Silva, I. G., Botelho, B. O., Cruz, P. J. S. C., & Machado, A. M. B. (2020). A dimensão da autonomia nas práticas de extensão em educação popular. Linhas Críticas, 26, e28953. https://doi.org/10.26512/lc.v26i0.28953

Silva, J. M., Gurgel, I. G. D., & Augusto, L. G. S. (2016). Saúde, ecologia de saberes e estudos de impactos ambientais de refinarias no Brasil. Interface (Botucatu), 20(56), 111-122. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0544

Teixeira, A. (1964). A universidade de ontem e de hoje. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 42(95), 27-47. http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/ontem.html

Downloads

Publicado

03.01.2022

Como Citar

Araújo, R. S. de, & Cruz, P. J. S. C. (2022). Reflexões epistemológicas sobre a extensão universitária: contribuições ao diálogo de saberes. Linhas Crí­ticas, 28, e36816. https://doi.org/10.26512/lc28202236816

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.