Reflexões epistemológicas sobre a extensão universitária: contribuições ao diálogo de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202236816

Palavras-chave:

Extensão universitária, Epistemologia, Diálogo de saberes

Resumo

Este artigo reflete sobre a extensão universitária como lugar de construção de conhecimentos, o que se dá por meio do encontro e diálogo entre diferentes saberes. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo descritivo, fundamentando-se na modalidade da revisão narrativa, a qual baseou-se nas obras de três autores. Nessa acepção, Freire salienta a extensão como ato dialógico de comunicação; Santos propõe a constituição de uma ecologia de saberes e; Fleuri assinala a construção de um conhecimento conversitário. Finalmente, evidencia-se pressupostos teórico-metodológicos que exprimem a relacionalidade do conhecimento, concebendo-o como fruto de um processo dialógico.

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Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestre em educação pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Apoiador institucional da Escola de Saúde Pública da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR). E-mail: rsdahc@hotmail.com

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR). E-mail: pedrojosecruzpb@yahoo.com.br

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Publicado

03.01.2022

Como Citar

Araújo, R. S. de, & Cruz, P. J. S. C. (2022). Reflexões epistemológicas sobre a extensão universitária: contribuições ao diálogo de saberes. Linhas Crí­ticas, 28, e36816. https://doi.org/10.26512/lc28202236816